As agências de viagens trabalham com processos digitais há mais de 30 anos, quando surgiram os GDS. No entanto, o surgimento de novos modelos de negócios no setor de turismo, e a facilidade de fazer reservas diretamente nos fornecedores (cias aéras, OTA, hotéis, etc.) mudou completamente a distribuição dos serviços turísticos. Como consequências, as agências de viagens, em sua grande maioria, encontram-se perdidas em relação aos possíveis caminhos a seguir e não entendem como a transformação digital favorece o seu negócio.

Como a Transformação Digital favorece as agências de viagens?

A boa notícia é que: a atual transformação digital vivenciada pelas empresas de turismo (e praticamento por todos os segmentos econômicos) também está acessível aos pequenos negócios e vai muito além da tela do computador e da reserva de serviços turísticos.

transformação digital no turismo

O processo de digitalização que vivemos, um “bicho papão” para muitos empresários, permite que as agências de viagens, de pequeno e médio portes, possam competir com os grandes players do turismo.

Essa revolução no mundo dos negócios, provocada principalmente pela mudança de comportamento do consumidor (não culpe a tecnologia, rs) exige que TODAS as empresas repensem seus propósitos e estratégias. Sabemos que as pequenas agências (que são a maior parte do setor) enfrentam a desvantagem de sua menor capacidade de investimento em comparação com as maiores.

Por outro lado, elas contam com algumas vantagens em relação às OTAs, sites, aplicativos, etc. Elas conseguem trabalhar com produtos diferenciados, oferecem flexibilidade para adaptar os serviços de acordo com cada perfil de cliente e podem ir fundo na personalização dos serviços.

E para isso, devem usar a tecnologia a seu favor. A tecnologia ajuda a conseguir esse conhecimento do cliente, adiantar suas necessidades e personalizar ao máximo cada roteiro, cada viagem.

No processo de Transformação Digital  existem ferramentas que têm se destacado, como as utilizadas no marketing digital. Afinal, o principal motivo para investir no digital é aumentar as vendas.

Todos nós queremos vender mais, mas para isso, é necessário definir estratégias de marketing  digital que permitem decidir os principais canais para promover uma agência de viagens, como se destacar da concorrência e principalmente como atrair o cliente ideal (você conhece o perfil do seu cliente ideal?).

Nas viagens corporativas, as ferramentas de self booking ganham destaque e mais adesão a cada dia.

A transformação digital na agência de viagens também passa pelas ferramentas que automatizam processos administrativos e  pelos sistemas de CRM, que conectam os departamentos, melhoram a comunicação interna, fidelizam clientes, etc.

Outra tecnologia que já vem sendo utilizada pelas pequenas empresas é ter o backoffice na nuvem. Essa facilidade está cada vez mais acessível e garante diversas vantagens às empresas que a utilizam.

Enfim, são várias as frentes em que o uso da tecnologia favorece e diferencia cada agência de viagens, cada empresa. Porém, é essencial ter consciência de que às vezes precisamos investir recursos escassos (como tempo e dinheiro) para que de fato tenhamos os resultados desejados. E o que é mais importante: precisamos quebrar nossas próprias barreiras para nos abrirmos ao novo. Vamos transformar?

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Transformação Digital no Turismo – Marta Poggi