Recentemente tive o privilégio de participar, a convite do Escritório Comercial do Peru no Brasil e da PromPerú, do PTM – Peru Travel Mart, principal evento de turismo do país, que acontece anualmente em Lima. A programação foi intensa, mas pudemos degustar um pouco o Peru e ficar com vontade de repetir, explorar melhor o país.

Fiquei encantada com o profissionalismo e simpatia dos peruanos e claro com a diversidade de atrativos, experiências e sabores. Assim, resolvi compartilhar algumas dessas vivências, pois acredito que são ótimos pretextos para você conhecer (ou voltar ao Peru), além de servir como argumentos de vendas aos agentes de viagens.

Seguem os 10 motivos pelos quais você deve visitar, recomendar e vender viagens ao Peru:

# 1 – O Peru muito além de Machu Picchu – ok, deve ser o máximo mesmo visitar Machu Picchu e pretendo fazê-lo em breve. Mas, para quem não tem tempo suficiente de ir até lá, ou para quem já conhece  Machu Picchu e Cusco, o Peru tem MUITO mais para mostrar. Se o tempo é curto, curta Lima! Tem muitas atrações bacanas, como o Museo Larco, onde você começa a ter uma ideia da riqueza histórica e arqueológica do Peru. Veja detalhes aqui.

IMG_0940

 

# 2 – Degustar a gastronomia peruana – todo mundo sabe que a comida peruana é fantástica, que há diversos chefes fazendo sucesso no mundo todo e centenas de chefs estrangeiros vão ao Peru para aprender e se inspirar. Sabemos também que gastronomia no Peru é um assunto nacional. O que ninguém havia me contado é que se come super bem em qualquer lugar. Desde o boteco típico (picanteria), à casa do momento, passando por restaurantes que ficam na estrada. Fiquei imaginando o esforço que um chef/empresário precisa fazer para destacar o seu restaurante, nesse “mar” de ótimas opções. O restaurante El Señorío del Sulco, em Miraflores, surpreende com pratos da gastronomia tradicional peruana.

senorio del sulco

 

# 3 – Tour Bon Vivant – todo mundo merece uma mordomiazinha de vez em quando. Esse tour super inovador é feito em ônibus transformado em bar e passa por Miraflores e Barranco, bairros bem bacanas de Lima. Entre uma parada e outra você degusta um Chilcano, drinque a base de pisco. Existem 3 opções de passeios:  tour de tapas, gastronômico e gourmet. Esta experiência vale muito a pena. Confira detalhes no site.

IMG_1049

 

# 4 – Fazer compras no Larcomar – brasileiro adora comprar e o shopping a céu aberto vale a visita. As lojas são bonitas e muitas marcas internacionais marcam presença. Mas a agitação fica por conta das pessoas que vão ao cinema, bares e restaurantes. Aliás, o ceviche do Mangos é imperdível!

larcomar

 

# 5 – Explorar Barranco – este bairro equivale a Vila Madalena, em São Paulo. Casas coloridas, música na rua, bares, restaurantes, igrejas, pracinhas charmosas e um astral bem legal. Lugar perfeito para explorar, se perder ou curtir a noite.

barranco

 

# 6 – Conhecer a produção de Pisco em Ica – não é exatamente um bate-volta de Lima, mas um programa sensacional para quem gosta de vinho e pisco.  A Viña Queirolo, a 300 km de Lima, tem ótima estrutura hoteleira, tour pelos vinhedos e degustação de vinho e pisco. É super indicado para descansar, enquanto se olha os vinhedos e as dunas do Deserto de Ica ao fundo. Fica a Dica: a temperatura varia muito no mesmo dia, podendo chegar a 20°C. Você aproveita o dia e curte vinho com lareira à noite.

IMG_1187

 

# 7 – Descobrir Paracas – situada na costa do Pacífico e a 70 km de Ica, Paracas é ponto de partida de passeios bem diferenciados no Peru, como o de barco a Islas Ballestas e a Reserva Nacional de Paracas. Além de conhecer a fauna marinha e aproveitar o conforto dos resorts, ainda dá para programar um jantar romântico no deserto. Quer experiência mais exclusiva do que essa?

Deserto de Paracas_Foto Divulgação Hotel Libertador

 

# 8 – Aproveitar as vantagens – o nosso real tem praticamente o mesmo valor do novo sol. Mas os preços nos restaurantes, por exemplo, são melhores que os praticados nos brasileiros. Outra grande vantagem é que os hotéis não cobram imposto geral sobre venda dos estrangeiros, ou seja, há dedução de 18% no valor da diária.

 

# 9 – Sentir adrenalina – para quem gosta de aventura (não é o meu caso) e paisagens bonitas, sobrevoar a costa de Lima de parapente deve ser incrível.  O ponto de decolagem é em Miraflores, na Costa Verde.

parapente

# 10 – Ser muito bem atendido –  o governo peruano investiu bastante em qualificação dos profissionais que atuam no turismo, já que esta é a terceira atividade econômica mais importante do país. Além da simpatia, nota-se que os profissionais de todos os níveis estão bem preparados para atender os visitantes. E isso é muito bom. Quem não gosta de ser bem atendido?

Existem outros mil motivos para visitar o Peru: Pachacamac, Arequipa, Puno, Lago de Titicaca, milhares de ruínas e muita história das civilizações pré-hispânicas, que vão muito além dos incas. Mas esses ficam como boa desculpa para voltar ao Peru. Hasta la vista!