A crise econômica, agravada pela crise política que atravessamos, gera muita incerteza, medo e insegurança nos empresários e também nos profissionais de todos os setores, inclusive o turismo. É natural, mas temos que lembrar que já vivemos diversos períodos como esse e aprendemos a conviver com esses percalços.

Penso que nos momentos de crise temos que ser criativos para sobreviver (e isso também acontece nos momentos de crise pessoal, não é?).  Assim, em tempos de dólar alto e corte geral com gastos supérfluos, resolvi escrever 4 dicas para estimular a sua criatividade, para que possa explorar oportunidades:

1) As pessoas PRECISAM de lazer também (ou principalmente) quando estão estressadas. E se não podem arriscar uma viagem para Disney ou Nova York, ficarão satisfeitas com um roteiro nacional, mas que ofereça atividades e experiências bacanas. Então, a pergunta que se deve fazer é: que tipo de experiência você quer vivenciar com sua família ou amigos? É possível sim substituirmos destinos mais caros por outros menos sofisticados ou conhecidos, desde que se ofereça valor ao cliente.

Uma alternativa seria oferecer o mesmo destino, tão sonhado, com menor duração.

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2) As empresas (principalmente as pequenas) se esquecem de que as alianças e as parcerias com outras empresas do mesmo segmento ou de setores complementares, que atendem o mesmo cliente, significam excelente oportunidade para criar ofertas com alto valor agregado ao público alvo. Já pensou em contatar aquele empresário e oferecer algo se seja vantajoso para as duas empresas?

3) Oferecer experiências diferenciadas também é uma ótima estratégia para agradar aquele cliente que gostaria de viajar para longe e não pode se dar ao luxo nesse momento de instabilidade. Procure tours, roteiros, passeios e atividades que têm a ver com o seu cliente. Falo de safáris fotográficos, roteiros gastronômicos, que incluem oficina, visita aos produtores de ingredientes, passeios para apreciar arquitetura e história, viagens que conciliam aprendizado com degustação, roteiros de clicloturismo que incluem visita às cervejarias artesanais e diversas outras vivências.

4) Por último, mas não menos importante, não se esqueça das estratégias de marketing. Lembre-se que nada adianta fazer todos os esforços citados acima, se o mercado não for comunicado.

Vamos firmes e positivos para superar os tempos de incerteza. Eu garanto que no final, quando tudo isto acabar, estaremos mais fortes e consolidados no mercado. Boa sorte!