A atividade turística cresceu 6% em 2013, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo – e foi responsável pela criação de 266 milhões de empregos no mundo. Afinal, são mais 1,1 bilhão de pessoas viajando pelo mundo afora, gerando receita de 7 trilhões de dólares.

Estamos acostumados a ouvir esses números grandiosos e quase todo trabalho acadêmico da área, começa com a apresentação desses dados. Mas, voltando aqui para a nossa realidade brasileira, como anda o turismo?

As projeções para a Copa 2014 são as mais diversas. Otimistas e pessimistas fazem suas análises, ora com muita euforia, ora com muito desânimo. Mas, as empresas (agências, hotéis, atrativos, restaurantes, etc.) localizadas nas cidades sede, ou em alguma cidade turística próxima, deverão sentir os reflexos do Mundial de Futebol. As empresas que estão fora dessas regiões, ou que trabalham com turismo corporativo, sentirão queda no movimento durante o evento.

Discussões sobre a Copa à parte, o ano de 2014 promete ser muito favorável para  quem vende viagem, diferente de outros setores econômicos. Estamos vivendo momento econômico bastante ruim, ainda pouco explorado pela mídia, com muitas demissões, férias coletivas fora de época, inflação fora de controle, aumento da taxa de juros, queda na atividade industrial, etc. Esses são alguns dos indicadores que refletem que, apesar de todo auê, o Brasil perdeu a oportunidade de desenvolver…

A boa notícia é que os brasileiros estão viajando como nunca! As pessoas que começaram a viajar recentemente, com ascensão social, vão continuar viajando… Enquanto o país cresceu em torno de 2% em 2013, o turismo cresceu na ordem de 8%….. Os dados de embarques e desembarques também comprovam que os brasileiros estão viajando mais.

Não podemos reclamar. Basta dar uma olhada em alguns segmentos de varejo para se empolgar. Boas vendas!