Existem diversas alternativas e oportunidades de investimento em comunicação, como anúncios em mídia impressa ou digital, rádio, TV, assessoria de imprensa, redes sociais, outdoor, eventos, etc…  Enfim, são várias possibilidades para divulgar sua marca e seus produtos ao público alvo desejado. Mas, a grande maioria dos gestores do setor turístico acredita que investir em marketing não está ao alcance das pequenas e médias empresas. Neste post queremos mostrar que existem ações de comunicação que cabem no orçamento das PMEs, desde que estejam bem assessoradas.

O primeiro passo para quem pensa em investir em comunicação é refletir sobre sua empresa. O que ela quer comunicar? Qual é o objetivo? Com quem deseja falar? Clientes, fornecedores, parceiros, potenciais clientes? É muito difícil atingir públicos diferentes ao mesmo tempo. Quanto mais focada a empresa, mais eficaz será a sua comunicação.

Definido o objetivo (o quê?) e o público alvo (para quem?) é hora de pensar nas ferramentas de comunicação mais adequadas para a empresa se comunicar (como). A escolha das ferramentas está diretamente ligada ao orçamento disponível e tempo médio de retorno. Além disso, cada ferramenta tem finalidades e características distintas. Vamos analisar 05 ferramentas interessantes para PMEs:

1)    Mídias Sociais: cabem no bolso de qualquer empresa. No entanto, para trazer resultados, devem ser utilizadas de forma estratégica. Lembre-se que as redes sociais não têm custo, mas demandam investimento de tempo e conhecimento. Comece elaborando um plano de ação para mídias sociais. Clique aqui e veja como.

2)    Blog corporativo: é uma excelente ferramenta para gerar conteúdo relevante para empresa ou destino. O blog de uma agência ou operadora, por exemplo, pode focar na criação de conteúdo para estimular as viagens para os destinos que são comercializados. Já o blog do destino pode focar nas atrações, nos eventos e acontecimentos, nas questões de sustentabilidade, etc. Clique aqui para saber mais sobre blog corporativo.

3)    Famtours e presstours: são as viagens de familiarização para agentes de viagens ou imprensa especializada. Elas visam aumentar o conhecimento dos profissionais sobre os produtos e o destino turístico, pois eles irão divulga-los nos seus respectivos meios. Costumam trazer excelentes resultados para operadoras e destinos que investem nesta opção de comunicação, mas é fundamental escolher os formadores de opinião.

4)    Propaganda: trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tenha como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, subsidiada por um anunciante. São exemplos: anúncios em mídia impressa ou digital, tv, rádio, busdoor, etc. A dica é escolher muito bem o veículo certo e a mensagem adequada para se comunicar com seu público alvo.

5)    Links patrocinados: cerca de 70% das pessoas fazem buscas na internet. Aparecer na primeira página do Google e outros buscadores aumenta o tráfego para o seu site/blog e, consequentemente, as chances de negócios. O investimento pode ser ajustado de acordo com o seu orçamento, uma vez que é possível definir o limite máximo diário para a campanha.

Nos meus cursos sobre planejamento de marketing, gosto de mostrar um filme curto mas que mostra bem o poder da boa comunicação. Assista aqui e inspire-se! 

Se você gostou desse post, leia como elaborar o Plano Estratégico de Marketing para sua empresa, aqui ou para o seu destino clicando aqui.