Já publicamos alguns posts sobre mídias sociais e sua importância para promover empresas e destinos turísticos. Não resta dúvida que essas ferramentas vieram para ficar, mas utilizá-las sem estratégia definida, desrespeitando algumas regras, não se colhe resultado.
Ainda há muitas empresas que utilizam as mídias sociais de forma inadequada, geralmente por desconhecimento. É importante lembrar que colocar a marca nas redes sociais significa expor sua empresa a milhares de consumidores e, portanto, deve-se fazer com profissionalismo.
A seguir, destacamos 04 regras importantes para obter sucesso nas redes sociais:
1) Foco no planejamento – uma empresa de pequeno porte, em geral, não dispõe de uma equipe ou um profissional que se dedique exclusivamente às redes sociais. Mas é fundamental ter planejamento alinhado com os objetivos da empresa. Além disso, o que acontece nas redes sociais (comentários sobre os produtos, desempenho dos concorrentes, etc) também é assunto para ser discutido nas reuniões estratégicas.
2) Escolha da rede – analise as características, vantagens e desvantagens de cada rede social: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube,Pinterest, dentre outras. Entenda como o usuário de mídia social se comporta em cada uma delas e criei o perfil da empresa. É preferível ter boa atuação em uma rede, do que ser mediano em diversas mídias sociais.
3) Produção de conteúdo alinhado à marca – qual é o perfil dos seus clientes? O que eles valorizam na sua empresa? As mídias sociais não funcionam como canal para promoção tradicional. A criatividade é fundamental para produzir conteúdo relevante, atrair audiência e compartilhamentos. O responsável pela publicação dos posts fala em nome da empresa, portanto a gestão do conteúdo tem muita responsabilidade.
4) Frequência de postagem – é importante definira frequência de postagem e siga-la à risca. Em excesso, os posts podem cansar os usuários. Por outro lado, a escassez de posts também pode levar ao esquecimento da marca. Portanto, deve-se achar o equilíbrio, o número certo de posts e mantê-lo constante mesmo em tempos de muito trabalho.
Se você precisa fazer o planejamento para atuar nas mídias sociais, clique aqui. Se prefere saber como sua empresa pode tirar proveito do Facebook, leia o post Facebook para empresas e destinos turísticos. Veja também as dicas para Twitter e Youtube. #Vamosnessa!
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