Há muito tempo temos afirmado que oferecer experiências turísticas que despertem emoções nas pessoas é a grande tendência do turismo. Diversas agências, atrativos turísticos, hotéis e até restaurantes já criaram atividades e experiências para os visitantes sentirem, interagirem, participarem ou vivenciarem situações e emoções diversas. Agora, notamos a dificuldade de esses empreendimentos comunicarem essas ofertas, de modo que o turista perceba como uma experiência única, exclusiva, ou seja, um serviço que vai além do convencional.

Podemos criar a experiência turística mais incrível, mas se não soubermos comunicar de forma adequada, o trabalho terá sido em vão. Vivemos a era da informação e os folhetos distribuídos, com textos longos e monótonos, não são suficientes para chamar a atenção do consumidor.

Ao analisar sites de cerca de 100 agências de turismo, durante uma pesquisa realizada para o SEBRAE, encontrei várias agências que ofereciam roteiros com experiências e vivências interessantes. Mas esses “produtos” estavam sempre mal embalados, quase escondidos, no meio de diversos outros produtos como transfers, aluguel de carros, city tour, etc. Ou seja, o cliente tem que procurar muito para encontrar uma experiência diferenciada para curtir com sua família ou amigos.

Confira algumas técnicas para comunicar a experiência turística:

1)      Descreva atividades e momentos que o seu produto desperta emoções e sensações. No curso que ofereço sobre “Formatação de Roteiros com Experiências Turísticas”, costumo comentar a cena do desenho Ratatouille, quando o grande crítico gastronômico experimenta o prato simples, mas que o remete à sua infância.

2)      Use imagens para “traduzir” o que seu produto oferece- aproveitando o ditado de que uma boa imagem vale mais que mil palavras, muitas vezes uma boa foto explica melhor o produto do que um longo texto. Estamos cada vez mais apressados e a imagem pode ser mais eficiente para vender o produto.

3)      Explore vídeos curtos para apresentar as experiências, vivências, rotas e atividades. Esses vídeos devem ser exibidos em diversos canais, além do site da empresa e Youtube, como por exemplo, na agência de turismo, hotéis e lojas do destino.

4)      Reserve um espaço nobre do site para divulgar a experiência turística. Dê destaque, de forma que as pessoas tenham curiosidade de clicar e ter mais informações a respeito. Se um roteiro com experiência estiver “camuflado” no portfólio de produtos, o internauta pode passar despercebido.

5)      Aproveite bem as mídias sociais para divulgar as experiências turísticas, utilizar as imagens e vídeos, e, principalmente, criar uma estratégia para despertar a curiosidade do turista.

É bom ter em mente que o turista que busca uma experiência turística tem o objetivo de vivenciar situações autênticas, como um pic-nic no campo, após terminar uma trilha, ou assistir a uma encenação que conta um fato histórico, ou até fazer um roteiro tradicional, mas em horário o bem exclusivo.

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