A OMT (Organização Mundial do Turismo) comemorou em 2012 a marca histórica de 1 bilhão de turistas. Segundo dados da instituição, 53% dos visitantes são de países da Europa; 22% são da Ásia e Pacífico; 17%, das Américas; 3% da África e 1% dos visitantes não foram identificados. A despeito da crise internacional, o turismo mundial 4% cresceu no ano passado e a expectativa para 2013 não é diferente.

A Europa continua sendo o destino mais procurado, procurada por 51% dos turistas, enquanto que a Ásia/Pacífico, por 22% e Américas 16%. Os gastos dos turistas cresceram 3% em relação ao ano anterior, sendo os americanos, sul americanos e asiáticos os que mais gastaram.

De acordo com a OMT, a principal motivação das viagens continua sendo lazer (51%), seguida de visita a amigos e parentes (27%). As viagens corporativas representam 15% do fluxo internacional de turistas em 2012.

A participação dos países dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) no turismo mundial é cada vez mais expressiva. A China enviou 30% mais turistas em 2012, se comparada ao ano anterior.

Durante a ITB, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, que aconteceu em Berlim há menos de um mês, foram apresentadas algumas tendências do turismo, que desejo compartilhar com vocês:

  • Os consumidores demandarão experiências de viagem mais autênticas e personalizadas;
  • A tecnologia será cada vez mais importantepara planejar e comprar a viagem;
  • As mídias sociais são cada vez mais importantes para ajudar os turistas a programar e aproveitar as viagens, utilizando seus mobiles;
  • Os blogueiros de viagem estão influenciando os viajantesdo mundo todo na tomada de  decisões. Eles se especializam em nichos específicos e tornaram-se experts nos seus segmentos (luxo, aventura, família, gltb, etc.);
  • Aspectos referentes à acessibilidade continuam ganhando importância na agenda mundial;
  • Sustentabilidade socioambientalestá cada vez mais incorporada à rotina das empresas de todos os portes e dos governos mundo afora.
  • Os consumidores tendem a buscar destinos diferenciados, onde se pode desfrutar de experiências autênticas, interagir com a comunidade local e degustar sabores exclusivos.

Espero que esses dados sirvam de inspiração para criar novos pacotes e produtos turísticos! Bom trabalho!