Atualmente a oferta de produtos turísticos é enorme. São diversas opções de voos, milhares de meios de hospedagem, inúmeros pacotes, roteiros, cruzeiros marítimos, etc. Diante de tantas possibilidades, os consumidores podem ficar em dúvida quanto à operadora, ou agência de turismo que poderá lhe agradar.

Uma forma bastante eficiente de diferenciar  sua  empresa no mercado é a partir da segmentação turística. De uma forma bem simplificada, a segmentação é divisão dos consumidores em nichos de mercado (segmentação da demanda), como famílias, terceira idade, GLS, estudantes, dentre outros. Ou a especialização da empresa em determinados segmentos (segmentação da oferta), como turismo cultural, náutico, rural, esportivo, pesca, enoturismo, mergulho, golfe, saúde, bem estar, equestre e etc.

A segmentação é uma maneira de organizar o turismo para fins de planejamento e marketing. Este processo permite direcionar as ações para que os clientes possam ser melhor atendidos nas suas expectativas, pois quanto mais sua empresa souber sobre seus clientes e potenciais clientes – seus desejos, necessidades, atitudes, comportamentos, hábitos de compra – mais fácil será para desenvolver produtos adequados e promovê-los.

Também podemos afirmar que a segmentação gera os seguintes benefícios para agências de turismo e operadoras:

  • Facilita a formatação de produtos adequados ao segmento de público-alvo determinado;
  • Facilita a adaptação dos produtos às mudanças do mercado e das preferências dos turistas;
  • Define as soluções que devem ser criadas para as demandas ainda não satisfeitas, representando novas oportunidades de negócios.

Vamos publicar uma série de posts sobre segmentação turística, dedicados a nichos específicos, apresentando características dos principais segmentos e perfis de demanda.  Acompanhe os próximos posts.

Leia também o post “5 Razões para segmentar o destino turístico”.