O fim do ano, sempre marcado pela correria, geralmente para cumprir metas e finalizar projetos, nos remete à reflexão, ao balanço das atividades realizadas, ou o que é pior, das ações não concretizadas. Também é o momento que fazemos nossos planos para o próximo ano, em nível pessoal e também profissional.

As grandes empresas geralmente reúnem seus funcionários para elaborar o planejamento do(s) ano(s) seguinte(s). Nas pequenas empresas, essa etapa fica comprometida, em função da falta de tempo e de profissionais que possam elaborar o planejamento estratégico da organização no curto, médio e longo prazos. Mas, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer, pois mostra a direção do seu desenvolvimento.

Os gestores das empresas ou destinos devem começar com a análise SWOT, considerando os aspectos internos (pontos fortes e pontos fracos), que dizem respeito às suas vantagens ou limitações e também os aspectos externos (ameaças e oportunidades), que não são controlados pelos gestores, mas influenciam seu desempenho.

A próxima etapa é formulação de metas e objetivos. A empresa pode estabelecer como objetivo, por exemplo, o aumento do faturamento da em 10%. É importante que objetivos e metas sejam mensuráveis, para que possam ser avaliados posteriormente.

Na sequência, passa-se à definição das estratégias que serão realizadas para atingir os objetivos estabelecidos. Estratégias são ações que uma empresa desenvolve para criar posição de vantagem no seu mercado. Para que essas estratégias se concretizem, os gestores deverão criar um plano de ação, definindo: por quem, quando, como e com quais recursos, para que sejam alcançados os resultados esperados.

Analisar os resultados é essencial para verificar o cumprimento dos objetivos. O indicador estabelecido, como por exemplo, o faturamento, deve ser comparado antes e depois do processo.

Experimente começar um ano novo de uma forma diferente! Desenhe o plano estratégico para 2013! Sua empresa agradece!