Na semana passada publicamos um post com dados do Turismo Online no Brasil. Mais de 16 milhões de brasileiros navegaram em sites de turismo apenas em julho de 2012. A pesquisa não incluiu usuários de smartphone, o que aumentaria muito esse número.
O comércio eletrônico no Brasil cresce aceleradamente. O faturamento em 2011 foi de R$ 18,7 bilhões, registrando aumento de 26% em relação ao ano anterior. São mais de 32 milhões de e-consumidores no Brasil, sendo que 61% deles pertencem à classe C.
Muitas empresários do setor turístico ainda têm resistência ao comércio eletrônico e ao marketing digital, por acreditarem que a implantação dessas ferramentas exige muito investimento, treinamento dos funcionários, enfim, que se trata de uma tarefa bastante complexa.
Existem diversas alternativas para implantação do comércio eletrônico em agências de turismo. A primeira decisão a ser tomada refere-se à escolha da plataforma que será utilizada. Há plataformas gratuitas, alugadas e também as customizadas, que são desenvolvidas de acordo com as necessidades da empresa. Cada plataforma tem suas particularidades e o profissional de TI pode orientá-lo na decisão.
Outro receio de muitos empresários e consumidores diz respeito às formas de pagamento e às questões de segurança do site. As empresas que estão iniciando sua atuação no comércio eletrônico podem optar por soluções terceirizadas. A vantagem deste sistema é que o cliente faz compra no ato e o pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou boleto bancário. É uma alternativa segura para quem compra e também para quem vende.
Veja a seguir 5 dicas para o sucesso do seu e-commerce:
1) Avalie bem as vantagens e as mudanças que a entrada no comércio eletrônico trará ao seu empreendimento.
2) Contrate profissional para desenhar e programar a página, evitando soluções caseiras.
3) Comece com um site pequeno e modesto, para se ambientar com a tecnologia e com a operação do novo canal de vendas.
4) Elabore uma página bonita, simples, de fácil navegação, rápida e que permita alterações futuras.
5) Ofereça novidades, promoções e vantagens aos visitantes de sua agência virtual. Um site estático e cansativo não vende.
Para que o site apresente os resultados esperados, deverá ser visto e lembrado pelos clientes. Utilize as estratégias de marketing digital como links patrocinados, QR codes, mídias sociais, dentre outras, para motivar os clientes a navegarem no site com frequência. Nossos posts “Plano de Ação para Mídias Sociais”, “Facebook para Empresas e Destinos Turísticos“, e “5 Ferramentas Poderosas para o Marketing Turístico” podem ajudar nessa empreitada! Boa sorte!
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