O Brasil está se preparando para sediar a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016,  eventos com grande apelo midiático. Para o sucesso desses eventos e, principalmente, para que seu legado seja positivo no país, existem muitos desafios, para os quais os estados e as cidades devem começar a preparar-se imediatamente. Desenvolver um site eficaz do destino turístico, cidade, região ou até um país é fundamental, não só para o seu posicionamento no mercado, mas principalmente para atender à demanda de informação dos milhares de turistas, que os acessam em três momentos:

– antes da viagem, com o objetivo de planejar e explorar o destino;

– durante a viagem – para suprir informações, dicas do que fazer, onde comer, etc.

– depois da viagem – para compartilhar dicas e depoimentos no site, incentivando (ou não) amigos a conhecerem o destino. Nesta fase, as redes sociais são fundamentais para compartilhamento de fotos e vídeos.

Ao realizar pesquisa nos sites de destinos turísticos brasileiros, constata-se uma defasagem enorme entre a realidade desses portais e o padrão ideal, baseado em estudos, orientações e modelos bem sucedidos de destinos internacionais. Fica óbvio que os sites foram criados sem planejamento. Portanto, são ineficientes como veículo de comunicação com o mercado.

Neste post vamos citar 4 aspectos que são relevantes para a construção de um site eficiente do destino;

1)      Homepage – além de agradável, a homepage deve mostrar a estrutura de navegação do site e distribuir os conteúdos de forma didática. São avaliados:

  • Design: O desenho e a estrutura da página devem apresentar os menus que irão guiar os usuários no site.
  • Logomarca:  deve estar em posição de destaque, normalmente no  canto  superior esquerdo,  acompanhada do slogan. Veja exemplo do site do São Paulo Convention Bureau (visitsaopaulo.com) – “São Paulo – Tudo de bom!”. Esta frase deixa claro a proposta do site.

2)    Conteúdo – à medida que se multiplicam os sites e blogs de viagens, o conteúdo será cada vez mais importante para converter o internauta em cliente. Deve-se atentar para:

– Público-alvo: conteúdo deve ser elaborado em função do perfil e do interesse do público-alvo. Sites de Convention Bureau, por exemplo, precisam entender diferentes tipos de público.

O site Visitlondon.com trabalha com a segmentação para, além de turistas, atender organizadores de eventos, parceiros e o próprio trade turístico. Apesar do conteúdo robusto disponível no site, ele é bem amigável e de fácil navegação. O uso de cores diferenciadas para informações sobre “associados”, “parceiros” e “turistas”, facilita a navegação.

– Atualização: O site precisa ter conteúdo constantemente renovado, levando em conta sua relevância e perenidade, sempre de acordo com o público alvo e os objetivos do site.

– Idiomas: o site deve estar disponível minimamente em inglês e espanhol, pois as ações promocionais da Embratur para divulgar o país estão concentradas nos países que falam esses idiomas.

Lembre-se que as imagens facilitam a “materialização” das viagens. Escolha fotos e vídeos com muito critério! Você pode também utilizar as mídias sociais, como Flickr, que é uma boa plataforma para disponibilizar fotos adicionais, assim como Youtube para vídeos.

3)    Promoção da interatividade – parece óbvio que o site deve funcionar como um excelente canal de comunicação com os clientes. É fundamental  disponibilizar várias formas de contato, tais como: telefones, e-mail, Skype, MSN, além dos links das redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube e Flickr). Também é interessante disponibilizar espaço para depoimento e dicas dos turistas. Alguns sites mais avançados permitem que os próprios visitantes colaborem com a construção de conteúdo.

4)    Buscabilidade – este é um aspecto fundamental, pois site eficiente é o site visitado e ele precisa ser planejado para ficar bem posicionado no Google e nos outros mecanismos de busca. Para isso, é importante definir quais são as palavras chave que são lógicas do ponto de vista dos turistas. Profissionais de TI também trabalham com SEO – Search Engine Optimization – que é a otimização nas buscas orgânicas.

Outro aspecto relevante é a mobilidade. Os sites devem ser estruturados para serem acessados a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Gostou dessas dicas? Acompanhe os próximos posts com outras dicas para o destino.