Em 2011, os brasileiros gastaram US$ 21,234 bilhões no exterior, segundo  relatório do Banco Central. Este montante representa um crescimento de 29% em relação a 2010, ano em que os gastos já haviam crescido 51%. No mesmo período, os turistas estrangeiros deixaram US$ 6,7 bilhões no Brasil, o que provocou um déficit de quase US$ 15 bilhões na balança de serviços em 2011.

Para minimizar o déficit, o governo brasileiro quer atrair mais turistas estrangeiros, investindo R$ 8 milhões no programa “Voo Direto”. O projeto visa estimular parcerias entre estados e operadoras para garantir voos fretados para novos destinos turísticos. De acordo com a EMBRATUR, os estados interessados devem elaborar um plano promocional que será julgado e pontuado. A melhor proposta receberá mais recursos para divulgação do destino turístico no exterior.

O estado/destino turístico deve acertar com a operadora de turismo garantias de voos para o destino, inclusive na baixa temporada, uma vez que um dos critérios de pontuação é a ociosidade do aeroporto próximo à localidade.

Trata-se de uma proposta interessante para operadoras que pretendem investir em novos produtos (leia também nosso post 5 PASSOS PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS NO DESTINO TURÍSTICO) e, principalmente, para gestores de destinos turísticos que pretendem alavancar seus fluxos turísticos, de olho na Copa 2014. A divulgação está garantida, é hora de planejar o trabalho de base!