Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, os brasileiros querem viajar mais em 2012! A intenção de investir parte da renda em viagens cresceu 14,5% em relação ao ano anterior. Esse fato se explica pelo aumento da renda familiar e à incorporação de mais de 50 milhões de pessoas à nova classe média brasileira.

Mas, o que esses números significam para a sua agência de turismo? Muita coisa! Com o crescimento do número potencial de clientes, as agências precisam elaborar estratégias para incrementar seus negócios, minimamente na mesma proporção.

E como fazer isso? Uma das formas é criar produtos (roteiros e pacotes) diferenciados, ou seja, produtos nos quais os clientes percebam valor de fato. Isso pode ser feito a partir da elaboração de um roteiro exclusivo (talvez desenvolvendo um novo fornecedor), ou trabalhando um destino pouco explorado, ou ainda por meio da segmentação da oferta ou da demanda turística.

Para desenhar suas estratégias competitivas você terá que entender o mercado. Para isso, é fundamental analisar o comportamento do seu cliente e também do cliente potencial (aquele que se pretende alcançar). Que tipo de viagem ele gosta? Como viaja? Com que frequência viaja? Com quem? Para onde? E muitas outras.

Analise pesquisas, leia relatórios e estudos que compartilhem informações preciosas. Nesse estudo da FGV, foi identificado que 60% dos brasileiros preferem as viagens aéreas. A pesquisa mostrou ainda que o número de interessados em viajar de automóvel e de ônibus diminuiu: em 2011, 23,7% das famílias pretendiam viajar de carro, diferentemente de 2008, quando o índice era 36,1%. A intenção de embarcar nos coletivos caiu de 13,7% em 2009 para 9,4% em 2011.

E agora? Diante desses dados, quais as estratégias que sua agência vai adotar?