Adoro sites, blogs, aplicativos e toda parafernália que nos ajuda a organizar as viagens e a viajar com mais tranquilidade. Mas tenho que confessar que está difícil acompanhar todas essas novidades. São milhares de links, ferramentas e utilidades e elas não param de chegar …

Na semana passada, aconteceu em Los Angeles a principal Conferência de Turismo e Tecnologia do mundo, oferecida pela empresa especializada, Phocuswright. Foram três dias de debates, discussões e muitas novidades sobre o tema. Dentre eles, o painel de premiação para as inovações tecnológicas do setor turístico. Havia desde site que consolida e disponibiliza tours e outros serviços de diversas agências de receptivo, a sites que vendem viagens onde se paga com bitcoins (uma espécie de moeda digital que pode ser transferida de um computador a outro).

A Revista Viagem e Turismo deste mês traz uma matéria bem interessante com 100 sites/aplicativos para as viagens, separados por categorias (companhia aérea, restaurante, hospedagem, etc.). Nós temos a obrigação de conhecê-los, uma vez que os viajantes já os conhecem e os utilizam. Listo aqui os 5 que mais chamaram a minha atenção:

Porta-Docs – aplicativo que serve para guardar de forma segura e organizada os documentos digitais dos viajantes (RG, passaporte, CPF, cartões de crédito, etc.). É gratuito e está disponível para o sistema IOS.

Gate Guru – foi criado pelo TripAdvisor para disponibilizar informações e mapas dos principais aeroportos do mundo, indicando qual é o terminal e portão de embarque da sua conexão. Serve para IOS, Android e Windows.

Word Lens – aplicativo para sistemas Android e IOS que utiliza a câmera do celular para traduzir frases do inglês para o português, além do próprio Google Tradutor, que traduz para vários idiomas se o usuário estiver online.

Firechat – este aplicativo permite que um grupo de amigos que esteja viajando juntos possa se comunicar mesmo sem conexão com a internet. É gratuito e está disponível para Android e IOS.

Open Table – site super utilizado para reservar mesa em restaurante, principalmente nos Estados Unidos. É bem fácil de usar.

Bom, há ainda mais 95 dicas na matéria. Todas muito úteis para você indicar aos seus clientes e mostrar que está bem antenado. Além das milhares de start ups no mundo todo criando novas ferramentas para o setor de viagens. Vamos acompanhando…

E você, conhece algum aplicativo super bacana e prático? Mande a sua dica!