Este é o último artigo que escrevo em 2016, já que vou dar uma paradinha neste final de ano. E como está muito difícil fazer qualquer tipo de previsão para 2017 para o mercado de viagens, já que estamos vivendo tantas incertezas, pensei em escrever sobre um tema leve, mas que levasse à reflexão. Vamos tentar?

Eu queria falar sobre  tendências e como as pessoas se comportam com toda a tecnologia disponível na palma da mão (literalmente), que também influencia no comportamento do viajante de forma tão veloz.

Novos valores, novos olhares

Recentemente me reuni com um amigo que é consultor de marketing e bem mais jovem, e a nossa conversa sobre tendências, aplicativos, tecnologia, etc… me levou a pensar como as novas gerações podem ser TÃO diferentes das anteriores.

Me refiro aos Millennials e também à geração z, que são os nascidos a partir do ano 2000. Os objetivos, os valores, o jeito de lidar com trabalho e com os relacionamentos são totalmente diferentes. Obviamente, o jeito de viajar também mudou. O que eles buscam numa viagem, seja de férias ou a trabalho, é bem particular… Muito mais importante do que viajar a uma cidade famosa e consagrada ou jantar num restaurante estrelado,  é interagir com pessoas, conhecer a cultura local, vivenciar os lugares e principalmente voltar para casa com muita inspiração!

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E é por isso que o Airbnb lançou AirbnbTrips. Se você ainda não viu, dá uma googada. Pessoas que vivem no destino dão dicas descoladas para os turistas que querem viajar de forma diferente, do seu jeito.

Novos destinos, novas descobertas, novas experiências

Ainda na linha de explorar e vivenciar o mundo, a busca por destinos que proporcionam situações e sensações novas vai crescer. Cada vez mais, as pessoas viajam com objetivos diversos: para assistir a um campeonato de tênis, participar de festival de música eletrônica ou de cerveja artesanal, aprender algo novo ou simplesmente para se autoconhecer. O Booking já sacou isso e investiu num comercial no Youtube bem interessante. Eu sugiro que você dê uma espiadinha aqui 

Mas se você pensa que são só os jovens que estão em busca dessas novidades, está enganado. Há muita gente aí, com mais de 60 anos, disposta a descobrir novas experiências, fazer intercâmbio, aprender algo novo, experimentar novos sabores …. Também querem viajar do seu jeito.

Novas plataformas, novos aplicativos

Assim como Uber, Airbnb, Bla blá Car, Eat with Me e muitas outras plataformas, diariamente surgem novos aplicativos para favorecer o contato entre fornecedores e compradores.  Como será o mercado de viagens em 2020? E em 2026?

É quase impossível prever, porque as mudanças são tão rápidas e, particularmente, acho que vamos usar muuuuito a tecnologia. Mas acho bem provável que vamos sentir falta das pessoas, do atendimento humanizado, do cafezinho e do bate-papo.

E você, o que acha? Como vê o nosso mercado em 5 anos? Para onde estamos caminhando ou para onde deveríamos decolar? Me conta, por favor. Estou bem reflexiva neste final de ano e queria muito saber sua opinião e trocar ideias com profissionais do mercado…

Que venha 2017! Que seja um ano bem produtivo, leve e recompensador!