O Snapchat já é um dos aplicativos mais populares do mundo e muitíssimo  utilizado pelos jovens. Muitos gestores e empresários do turismo ainda não conhecem essa rede social e há muita gente que questiona como um app usado para trocar fotos que desaparecem após visualizadas pode ser útil para promover uma agência de viagens, hotel, destino, etc.

Atualmente o Snapchat conta com mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente e  está disponível para Android e iPhone, permitindo a interação nos mais diversos níveis. No início, a rede social baseava-se apenas na troca de textos e conteúdos “autodestrutíveis” — que podiam ser vistos somente uma vez e ainda traziam um prazo limite para isso.

Agora as funcionalidades aumentaram e o Snapchat conta com feeds mais elaborados e histórias que podem ficar até 24 horas disponíveis. Há também filtros e efeitos de câmera para deixar as imagens mais divertidas,  além de um chat bem completo.

snapchat

Quer entender por quê o Snapchat faz tanto sucesso?  Confira as características deste aplicativo e avalie se ele pode ser útil para comunicar a sua marca:

1 – Comunicação imediata –  diferente dos outros aplicativos e redes sociais, no Snapchat as publicações desaparecem após segundos, permitindo uma comunicação em tempo real. Essa característica gera o gatilho da escassez, ou seja, que você tem tempo limitado para ver o post (até 24 horas). E tem alguém aí gosta de ficar sem saber o que está rolando?

2 – O conteúdo é original – o fato de tudo desaparecer em pouco tempo, faz com que o conteúdo posta seja mais autêntico, sem produção. Os usuários postam coisas da rotina, de forma mais improvisada. Os vídeos não são editados e os textos são informais, afinal tudo vai desaparecer mesmo….

3 – Criado para o mobible – diferente do Facebook, Twitter, Google+ e Youtube, o Snapchat só pode ser usado em smartphones e tablets, e isso pesa muito para os usuários mobile que cresce cada vez mais no mundo.

4 – Estimula criatividade – o app conta com recursos que estimulam a criatividade dos usuários, como o de criar Histórias, unindo diferentes snaps em uma mesma narrativa e o Discovery, em que marcas como jornais e TVs reproduzem artigos e matérias diretamente pelo app; além das ferramentas de edição de foto e vídeo.

5 – Amigável – O Snapchat é fácil de usar com cores destacadas, botões simples e deslizes de tela.

E vale a pena usar o Snapchat para promover sua agência de viagens, operadora, hotel, destino, etc? Grandes marcas já estão presentes nesta rede social, mas isso não é o motivo para sua empresa estar lá. A primeira coisa a se pensar é: qual é o seu objetivo? O seu público alvo está no Snapchat? Já fez essa pergunta para os seus clientes?

Se estiver, vale a pena sim. Estamos na era do relacionamento e as empresas que souberem conversar com seus clientes nos diversos canais certamente saberão fazer mais negócios.