O Inbound Marketing vem crescendo muito no mundo todo e à medida que a separação dos ambientes online e offline fica cada vez mais tênue, porque estamos conectados sempre, aumenta a relevância das estratégias de marketing digital. E claro que no turismo não seria diferente. E quais são as vantagens de se trabalhar o Inbound Marketing no turismo?

No último Digitalks, principal evento de marketing digital no Brasil, falou-se MUITO sobre Inbound Marketing. Esse conceito surgiu em 2009 nos EUA e de lá pra cá tem sido amplamente utilizado (e priorizado) por diversas empresas, de todos os segmentos e portes. Começamos a ver exemplos em empresas do turismo, como operadoras, hotéis e algumas agências de viagens.

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é um conjunto de estratégias que visam atrair voluntariamente os consumidores para o site, blog e/ou canais das redes sociais da empresa. A matéria-prima utilizada para essas estratégias é o conteúdo (lembra que o conteúdo é rei?) de valor para o público-alvo que se pretende atingir.

Portanto, ao contrário do marketing tradicional, o Inbound Marketing baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas, por meio de conteúdos interessantes na forma de textos, vídeos, imagens, GIFs, etc. E funciona SUPER bem, justamente porque os consumidores estão fugindo de propagandas e querem informações úteis de assuntos que lhes interessam.

inbound marketing para turismo

No Inbound Marketing, o cliente é quem procura e encontra a empresa. Você já reparou que tem se comportado assim com diversas marcas? Quando decide curtir uma página no Facebook ou seguir no Instagram, ou ainda assinar um blog ou canal de Youtube é porque quer receber as comunicações daquela marca, elas são interessantes (ou divertidas) para você.

Para que serve o Inbound Marketing no Turismo?

O Inbound Marketing contribui muito para a construção e consolidação da marca de agências de viagens, operadoras, hotéis, restaurantes, destinos turísticos, etc. Além disso, o Inbound Marketing no Turismo é excelente para:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

Como funciona o Inbound Marketing para Empresas de Turismo?

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de 5 etapas. Portanto, todo planejamento do Inbound Marketing para empresas de Turismo deve passar pelas seguintes fases: Atração, Conversão, Relacionamento, Venda e Análise.

A lógica das estratégias é: disponibilizar conteúdo rico para atrair leads (potenciais clientes), se relacionar com eles e no momento adequado convertê-los em clientes, ou seja, realizar negócios. Vamos dar um exemplo, de como uma agência de turismo ou operadora pode explorar o Inbound Marketing no Turismo (a mesma lógica pode ser usada por um hotel ou destino turístico).

– Atração – a agência de viagens define vender mais um determinado destino, exemplo Peru. Assim, cria e disponibiliza no site um mini guia do Peru, com dicas úteis para os viajantes. Ao procurar na internet informações sobre esse destino, o internauta encontra sua página.

– Conversão – Para baixar o mini guia do Peru, o internauta terá que deixar seus dados, como nome e email. Dessa forma, ele se converte em lead, ou seja, um potencial cliente a ser trabalhado para viajar ao Peru ou outros destinos.

– Relacionamento – essa etapa do relacionamento é fundamental, pois é a partir do envio de conteúdos ricos que o lead começa a conhecer melhor sua agência de turismo e se interessar pelos seus serviços.

– Venda– depois de tanta atenção e informações relevantes, o lead compra o pacote para o Peru e ser converte em cliente. Isso ocorre no momento adequado, ou seja, quando esse cliente tem tempo e dinheiro para viajar.

– Análise – é fundamental conhecer os dados de quantas pessoas chegam no site, quantas se tornam leads e finalmente clientes, ou seja, medir a conversão em cada etapa do funil.

Esse processo também é conhecido como funil de vendas do Inbound Marketing no Turismo, já que a empresa vai incentivando o internauta a passar por todas as etapas até efetuar a compra. A imagem da Resultados Digitais explica esse processo,

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Inbound mkt para turismo

Funil do Inbound Marketing – Resultados Digitais

É claro que existem técnicas para otimizar os resultados de cada etapa do funil. Aos poucos, vou escrevendo mais sobre esse assunto, para que você possa começar a desenhar na sua empresa uma estratégia bacana de Inbound Marketing para Turismo.

Eu já publiquei artigos sobre Marketing de Conteúdo, que ajudam a entender esse assunto. Leia o post “Marketing de conteúdo: para quê serve? aqui

Agora, me conta: você já conhecia o Inbound Marketing? Já usa na usa empresa?