Que meta? A fala da presidente repercutiu nas mídias oficiais e também virou piada em diversas redes sociais. Não era para menos, afinal, como dobrar uma meta que ninguém sabe qual é? Porém, aproveito para fazer um paralelo com a realidade das pequenas e médias empresas: quantas fazem planejamento estratégico? Quantas definem objetivos e metas? E as ações para alcançá-las?

Nós, brasileiros, não temos a cultura de planejar carreira, aposentadoria, viagens, etc. Da mesma forma, diversas  pequenas e médias empresas não planejam o caminho a ser trilhado. E quando não temos um caminho a seguir, qualquer caminho pode ser bom ou ruim…

alcanzar-metas3

Não planejar, não definir estratégias e diferenciais pode ser crucial para pequenos empreendimentos. Entendo que os proprietários dos pequenos negócios têm  que se dedicar às diversas tarefas da rotina, muitas delas operacionais, e portanto, acaba faltando tempo para planejar….

Mas isso deve ser evitado. Há que se encontrar tempo para definir onde se deseja chegar e traçar o melhor roteiro para esse destino. Caso contrário, corremos o risco de pegar o caminho mais longo, perder uma conexão (que seria a grande oportunidade de chegar logo ao destino) ou ainda chegar naquele destino que nunca desejamos conhecer….

Pense nisso. O post Planejamento Estratégico de Marketing em 4 Passos vai te inspirar. Se precisar de ajuda, estamos aqui para isso. Bom fim de semana!