Um estudo polêmico lançado recentemente pela Forrester Research, mostrou que o alcance das redes sociais para promover marcas e produtos vem diminuindo ao longo do tempo e, em alguns casos, tende a despencar. Então, segundo o estudo, a resposta é não!

Quem administra uma Fan Page já deve ter observado que o alcance das postagens caiu drasticamente nos últimos meses. Sabemos que os posts não eram visualizados por todos os fãs. Mas, há um tempo atrás, cerca de 10% de todos os curtidores da página visualizavam os seus posts.

A pesquisa da Forrester mostrou que, na média, apenas 0,07% dos fãs das grandes marcas interagem com o que elas publicam no Facebook. E com o anúncio do Facebook feito esse ano, a tendência é piorar. A empresa informou que páginas corporativas que publicam conteúdo promocional perceberão que a distribuição orgânica desse conteúdo vai cair com o tempo. Assim, quem quiser ter bom alcance terá que pagar por isso, investindo nos Facebook Ads.

E, como devemos proceder? Parar de usar as redes sociais? Ou investir em anúncios????

Bom, sugiro manter a publicação de conteúdos na sua página e no seu perfil do Twitter. O Facebook ainda é uma ÓTIMA ferramenta para ajudar a sua empresa a ser encontrada na internet. Porém, como venho afirmando há anos, nenhum perfil em nenhuma rede social substitui o site da empresa! Portanto, investir no site sempre foi a prioridade. Mas não no site que é um folheto eletrônico, mas um site interativo, com bom conteúdo, funcional e responsivo. Claro, porque se ele não rodar nos mobiles (celular e tablets) o Google também já informou que não irá aparecer nas buscas orgânicas. Para saber como planejar um site eficiente para sua agência, clique aqui.

Outra dica é usar com sabedoria o e-mail marketing para se comunicar com o seu público. As pessoas que assinam a sua newsletter estão MUITO mais interessadas em receber notícias e interagir com sua marca do que os usuários nas redes sociais. Mas vou repetir: não há cliente fiel à sua marca e assinante da sua lista de e-mails, que resista aos e-mails cheios de ofertas! É fundamental planejar o conteúdo que será disparado para sua lista. Lembre-se que todos nós gostamos de informação relevante, novidades, dicas, etc. Mas ninguém aguenta mais spam. Portanto, selecione muito bem o conteúdo para interagir e se relacionar com o seu cliente. Aí sim, ele vai ficar seu fã!

Para conhecer como funciona o marketing de conteúdo, clique aqui. E se você precisa trabalhar melhor essa questão na sua empresa, envie um email para contato@agentenoturismo.com.br e vamos ver como podemos te ajudar!