Pesquisei em vários sites sobre as tendências do turismo para 2015. Esperava encontrar uma lista de destinos que serão mais visitados, países que serão evitados, coisas assim….. Mas acabei me deparando com algumas curiosidades que gostaria de compartilhar com vocês.

Vários sites apontam as mesmas tendências, baseados no relatório da Organização Mundial de Turismo (OMT) e Euromonitor. Essas tendências foram citadas a partir da análise do comportamento do novo viajante. Confira:

1) Poshtels – é um conceito novo de hotel, um híbrido de hotel e hostel (albergue), que vem sendo procurado por turistas que buscam boa relação custo-benefício e não abrem mão do design, do ambiente e de certo conforto. Ou seja, são hotéis econômicos, charmosos, bem decorados e com facilidades tecnológicas.

2) Refeições informais – o termo em inglês é  peer-to-peer eating e significa de pessoa para pessoa. Depois do sucesso do Airbnb e outros sites de reserva de hospedagem em casas e apartamentos particulares, chegou a vez da alimentação ganhar toque mais pessoal. Há sites que indicam onde o viajante pode jantar na casa de um local, conhecer um prato diferente e de quebra conversar com pessoas que vivem naquela cidade.

3)Smartwatches – ou relógios inteligentes, são cada vez mais utilizados pelos Millenials para planejar, organizar e facilitar as viagens. Eles são usados, por exemplo, como chave de quarto do hotel ou para guardar o cartão de embarque.

4) Braggies – são fotos tiradas e enviados para  mídia social por um turista em uma tentativa de se gabar ambiente exótico em que se encontra.  Braggies típicas incluem uma vista da janela do hotel, a cama do quarto, um prato bacana ou drink exótico, além da paisagem de tirar o fôlego. Não preciso lembrar que os brasileiros ADORAM isso, né?

5) Ciclismo – a popularidade desse esporte no mundo todo tem ameaçado o turismo de golfe, principalmente nas Américas. Arrisco a chutar que o costume de pedalar nas grandes cidades no dia a dia, como meio de locomoção, irá refletir também na forma de viajar dessas pessoas. É econômico, saudável e sustentável.

Você já conhecia essas novidades? Acha que são apenas modismos ou elas vêm para ficar? Compartilhe a sua opinião.