Acompanhar preferências dos consumidores e tendências sociais é fundamental para tomada de decisões, que influenciam diretamente no desempenho das empresas. Um determinado acontecimento ou uma mudança de comportamento significa oportunidade para aqueles que forem capazes de compreendê-lo. Neste post vamos comentar uma das principais tendências globais do mercado de viagens.

A primeira constatação é o crescimento acelerado dos serviços da economia colaborativa. Vivemos a era do compartilhamento e as pessoas gostam de compartilhar informações, músicas, notícias, vídeos, etc. Existem diversos cases de sucesso, como TripAdvisor, aplicativos para ciclistas (Worldbike), motoristas (Waze), restaurantes (Restorando), dentre muitos outros, cujas informações dependem da interação entre os usuários, que alimentam o conteúdo em tempo real.

Essa mudança social também é responsável pelo sucesso do Aibnb, site que conta com 650 mil apartamentos em todo o mundo, enquanto a rede Hilton, com 93 anos de existência, possui 610 mil. Além desse site, outros semelhantes já foram criados (Couchsurfing, Casaferias, HOmeway), inclusive o brasileiro Volte.com, que pertence ao Hotel Urbano.

Nesta era, o depoimento de outros consumidores impacta e expande as formas tradicionais de organizar as viagens, de encontrar o transporte e a hospitalidade, e de vivenciar as coisas locais, principalmente para os Millennials, que têm 18 a 34 anos. Eles têm perfil mais social e têm mais confiança para contratar serviços nessas plataformas.

Na mesma linha, existem sites para locação de carros, como o SideCar, e até barcos, no Boatbound. E claro que passeios e tours com guias especializados também podem ser contratados no Vayable, Viator, Trypis, (leia o posto “Tours Online – a nova moda do comércio eletrônico do turismo“), dentre muitos outros.

Recentemente descobri o site cookapp.com, que reúne chefs amadores e profissionais que preparam refeições para moradores locais ou turistas. A grande diferença é que o viajante tem a oportunidade de compartilhar à mesa sua experiência com os locais.

Esses sites e aplicativos  aproximam o viajante da realidade dos locais e oferecem coisas autênticas e únicas, fugindo dos serviços de turismo de massa.

Toda essa tecnologia está disponível para proporcionar melhores experiências aos viajantes e ainda permite a personalização dos serviços.

Você, profissional do turismo, deve estar pensando que apenas uma pequena parcela dos consumidores usam essa “parafernália/” para programar suas viagens. Mas lembre-se, que essa porcentagem é crescente, com perspectivas de alcançar grande público. Então, sugiro que conheça as tendências e utilize toda tecnologia disponível para preparar serviços ultra personalizados para os seus clientes, tais como roteiros especiais, surpresas, mimos, pequenos cuidados , etc. Bom trabalho!