Na semana passada postei um artigo sobre a importância de se mensurar tráfego do site da sua agência, utilizando o Google Analytics. É fundamental avaliar não só o fluxo de visitantes, mas também o tempo que eles permanecem no site, o número de páginas acessadas, dentre outros aspectos. Neste post vou te mostrar quais são e como  identificar as fontes de tráfego do internauta que visita seu site.

Se você não leu o post anterior, clique aqui. Ele é importante para entender este artigo.

Instalado o Google Analytics no site, você terá acesso aos relatórios de fontes de tráfego, que são os canais que enviam internautas para o seu site. Assim, você pode mensurar a eficácia de suas campanhas de marketing digital.

No relatório “Visão geral da aquisição”, o Analytics apresenta as seguintes opções:

– Busca Orgânica: são os visitantes que chegam ao site por meio de buscas por palvras chaves, como por exemplo: “agência de turismo”, “pacotes para Disney”, “viagens Europa”.

– Social: são as visitas geradas de posts ou anúncios nas mídias sociais, como Facebook, Twitter, etc. Observe se as suas ações nas redes sociais estão gerando resultados.

– E-mail: quase ninguém acredita quando digo que o email marketing é uma das ferramentas mais poderosas para divulgação de conteúdo e conversão. Aqui o Analytics  mostra todas as visitas do site geradas pelo e-mail.

– Direta: são as visitas que chegam diretamente no site quando o usuário digita o seu endereço direto no navegador, por exemplo, www.agentenoturismo.com.br

– Referências: são os visitantes que chegam ao site por meio de outro site. Se a sua empresa foi citada numa matéria ou newsletter, ao clicar no link do site o internauta cai na sua página.

– Busca pagas: são todos aqueles que chegam ao site a partir de anúncio, como campanhas no Google Adwords (links patrocinados) e Google Adsense.

Parece complicado, mas não é. Basta saber interpretar os números. Aí você tem como avaliar se o investimento está gerando os resultados esperados ou se é necessário fazer alguns ajustes. Bom trabalho!