Conhecer as tendências de mercado é sempre importante e necessário na gestão dos negócios. A Expedia realizou recentemente uma interessante pesquisa para identificar como os jovens da Geração Y, que tem entre 18 e 30 anos, influenciarão o setor de viagens, uma vez que são os tomadores de decisões, tanto das viagens de lazer, quanto das corporativas. Os resultados são relevantes para todos os profissionais atentos aos rumos do mercado turístico.

Foram entrevistados mais de 8.500 adultos, em 24 países, dos 5 continentes. Os dados  mostram mudanças acentuadas no futuro do turismo, particularmente em relação à importância que os jovens dão à tecnologia mobile e a sua fidelidade às marcas. Os millenials, como são conhecidos esse jovens, valorizam os programas de fidelidade, pois 48% deles são adeptos aos programas de companhias aéreas e 51% aos de hotéis. Os adultos na faixa de 45-65 são menos fiéis, e apenas um terço deles participam dos programas de fidelidade.

A tecnologia mobile é um fator extremamente relevante para os jovens. Cerca de 32% deles reservam suas viagens pelo smartphone e 20% pelo tablet. Essa galera também utiliza os dispositivos móveis para incrementar sua experiência de viagem.

Os millenials são menos preocupados em gastar o dinheiro da empresa e utilizam mais room service do que os adultos mais velhos. Eles também estão mais propensos a combinar o trabalho com lazer, durante suas viagens. Cerca de 62% dos jovens na faixa de 18 a 30 anos esticaram a viagem de trabalho em férias, enquanto que na faixa de 31 a 45 anos, esse percentual cai para 37%.

Outro dado interessante é que os jovens viajantes são mais dispostos a reclamar, postando um depoimento negativo para registrar sua queixa ou frustração. Clique aqui para ver o infográfico da pesquisa.

Esses dados confirmam muitas características da Geração Y apontadas em vários estudos, como a necessidade do mobile antes, durante e depois da viagem, a valorização da liberdade, expressa na solicitação do room service, na combinação de lazer com trabalho e na disponibilidade para viagens.

Os turistas de negócios se adaptam mais facilmente às novas tecnologias e os millenials são ainda mais rápidos para utilizá-las. As empresas (agências, hotéis, atrativos, restaurantes) e os destinos que almejarem atender esse público devem se programar para uma nova geração de consumidores, com necessidades e particularidades específicas. O que você está esperando?

Acesse mais informações da pesquisa aqui. E se você gostou desse post, conheça mais a Geração Y e clique aqui para saber sobre a Geração Z, a geração posterior aos millenials.