O crescimento acelerado do turismo no mundo todo e a concentração de turistas nos destinos consagrados resultam na busca, por parte dos turistas, de novas experiências, de novas emoções e, sobretudo de destinos mais exclusivos. Neste cenário, o turismo rural se apresenta como um segmento que atrai turistas interessados em conhecer novas paisagens, saborear pratos autênticos, conhecer fazendas históricas e vivenciar novas situações.

O Turismo Rural, segundo o Ministério do Turismo “É o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.”

O Idestur, em parceria com Sebrae, publicou recentemente o “Panorama Empresarial do Turismo Rural”, divulgando os resultados de uma pesquisa realizada com empresários de turismo rural e operadores de turismo.

Em relação à oferta de produtos, a maioria dos empresários entrevistados possui pousadas rurais, seguidos por proprietários de restaurantes rurais e de atividades de agroturismo. A grande maioria das empresas rurais está no mercado de turismo rural há mais de 10 anos, mostrando a maturidade do segmento.

Porém, o que chama a atenção são os dados de demanda: cerca de 67% dos turistas que vistam empreendimentos rurais são estrangeiros e 74% de outros estados. Ao contrário do que se pensa, os turistas regionais representam a minoria da clientela dessas empresas.

O estudo aponta as carências e necessidades das empresas rurais, mas como profissional do setor turístico, eu diria que o grande desafio do segmento é informar o mercado as atividades, experiências e lugares incríveis que estão disponíveis aos. As agências de turismo também enfrentam dificuldades para atender o cliente que deseja viajar para o campo. Além de conhecer as operadoras que disponibilizam pacotes com estas características, vale atentar para:

  • O campo representa o contraponto para milhares de pessoas que vivem nas grandes cidades;
  • Turistas se interessam por modos de vida diferentes;
  • Turistas procuram experiências rurais e gostam de participar das rotinas do campo.

Portanto, os passeios e pacotes de turismo rural devem incluir:

  • Atividades nas quais os turistas possam participar, como as rotinas do campo, colheita, ordenhas, trato dos animais, etc.;
  • Observação da fauna e flora;
  • Cavalgadas, caminhadas na mata ou nos pomares, pesca esportiva em lagos ou rios;
  • Atividades culturais: roda de viola, apresentação de grupos musicais que representem a cultura rural.
  • Degustações: frutas, compotas, cachaça, vinho, mel, laticínios, etc.

De acordo com o estudo, até pouco tempo o turista brasileiro que desejasse vivenciar roteiros rurais, precisava se deslocar para outros países. Atualmente, a oferta de atrativos, pousadas, fazendas e restaurantes rurais no país não se restringe aos empreendimentos mais simples e rústico. Há empreendimentos preparados para atender também os viajantes mais experientes. Vale a pena conhecer!

A pesquisa pode ser lida na íntegra aqui.