Muita gente ainda acredita que o ano começa realmente depois do carnaval. Para nós, profissionais do turismo, é depois da temporada que podemos iniciar nossos projetos, devidamente planejados, colocando em prática ações pré-estabelecidas.

Depois do alívio do término da temporada e do balanço, surge a dúvida de “por onde começar?”.  Deixamos as ações estratégicas para esse momento, mas se não nos policiarmos corremos o risco de ver mais um ano passar, sem a concretização das mudanças esperadas.

Assim, sugerimos 5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa:

1)      Foco – priorize os projetos e as ações mais importantes como, por exemplo, implantar o comércio eletrônico, ou aumentar a base de clientes, ou desenvolver produto inovador. Trabalhe com as metas definidas e estipule prazo para realizar cada tarefa.

2)       Profissionais – faça um balanço da sua equipe e avalie a necessidade de capacitação e qualificação do seu time. A seguir, procure os cursos adequados para suprir as necessidades. Valorize os profissionais e lembre-se que pessoas engajadas e motivadas geram resultados.

3)      Tempo – atenção para não desperdiçar tempo com tarefas inúteis, mídias sociais ou reuniões longas e improdutivas. Muitos gestores deixam de empreender novos projetos por falta de tempo. Evite distrações e otimize seu tempo para colher resultados.

4)       Tecnologia – utilize smartphones, aplicativos, skype, redes sociais e tablets para ganhar tempo. Você pode ler artigos e e-books para se atualizar ou responder a um comentário na sua fan page naqueles momentos “perdidos”, que está aguardando para ser atendido ou em deslocamento.

5)      Coragem – seja ousado para colocar os projetos em prática e tenha coragem para buscar investimentos, se necessário. Muitas vezes temos receio dos riscos e acabamos “matando” projetos inovadores.

Para manter o otimismo e a confiança, é importante comemorar as conquistas, mesmo que sejam pequenas. Reconheça as ideias que saíram do papel e vibre com as metas atingidas. Cultivar o alto astral é bom para as pessoas e é bom para os negócios!