No início do ano sempre ficamos apreensivos em relação aos acontecimentos. Como será 2013? O que vem pela frente?

O mercado turístico está cada vez mais dinâmico. Assistimos, ao longo dos últimos anos, diversas mudanças que impactaram diretamente nas empresas turísticas, em particular nas agências de viagem. A redução e extinção das comissões das companhias aéreas, a venda direta dos fornecedores ao consumidor final, o surgimento das OTAs, inclusive de empresas que estreando no setor, sem falar das crises econômicas. As agências foram se adaptando às mudanças e encontrando soluções para sobreviver.

As operadoras de turismo também vivem momento de adaptação e buscam estratégias competitivas para continuarem crescendo no mercado cada vez mais complexo. A internet revolucionou a cadeia de distribuição dos produtos turísticos. Os fornecedores (companhias aéreas, hotéis, locadoras, dentre outros) buscam o consumidor final e muitas vezes oferecem preços mais interessantes do que os negociados com os seus parceiros.

Os brasileiros nunca viajaram tanto! Por motivo profissional ou de lazer, observamos alta nos desembarques domésticos. Ao mesmo tempo, a EMBRATUR comemora o aumento dos gastos dos turistas internacionais no Brasil.

As projeções para a economia brasileira é de crescimento em torno de 3%. Mas o mercado turístico, a exemplo de 2012, deve crescer bem acima do PIB brasileiro. Confira algumas tendências para o mercado turístico em 2013:

1)      Surgimento de produtos temáticos;

2)      Crescimento das empresas de “nicho”, que atendem a determinados segmentos de público-alvo;

3)      Intensificação do uso das ferramentas de marketing digital, especialmente as mídias sociais;

4)      Valorização das empresas, produtos e ideias sustentáveis;

5)      Crescimento do comércio eletrônico;

6)      Incremento do uso dos dispositivos móveis;

7)      Valorização das características autênticas dos destinos turísticos.

Diante dessas perspectivas, como será o desempenho de sua empresa? Quais produtos serão lançados? Qual inovação será criada? Que projeto será implementado?

Desejamos a todos muito sucesso em 2013. Que seja um ano produtivo e de crescimento das empresas e seus profissionais!