O sucesso da trilogia 50 Tons de Cinza inspirou o título deste post, que trata de sustentabilidade, o assunto mais votado na enquete que postamos no Facebook, quando o Agente no Turismo comemorou um ano.

Já publicamos outros artigos sobre esta temática, mas entendemos que é melhor refletir e inserir a sustentabilidade na nossa rotina e na nossa empresa, antes que sejamos forçados a tal tarefa. Afinal, esta tendência é irreversível, imposta não apenas pelos governos e organizações ambientalistas, mas principalmente pelo próprio mercado. Dessa forma, a  sustentabilidade deve ser encarada como oportunidade para agências, hotéis, restaurantes e destinos turísticos.

O turista consciente prefere produtos e serviços decorrentes de processos mais sustentáveis. Ele entende que os impactos gerados pelas atividades humanas ameaçam as gerações futuras. E, considerando os mega eventos que serão realizados no Brasil, as oportunidades de negócios sustentáveis são ainda maiores, pois grande parte dos turistas estrangeiros já prioriza empresas que investem em práticas e produtos “verdes”. A expectativa é de aumento da demanda de produtos e serviços sustentáveis.

A sustentabilidade agrega valor ao produto, pois diferencia a empresa/destino no mercado cada vez mais competitivo. As ações sustentáveis e os mais diversos tons de verde, que extrapolam 50 seguramente, cabem em qualquer área de atuação e nas empresas de todos os portes. Numa pequena pousada ou num hotel de luxo, numa grande operadora de turismo e também na pequena agência de receptivo.

E como inserir a política de sustentabilidade na nossa empresa? Começando com um Plano de Ação, com a definição de objetivos, metas e estratégias para atingi-los. Tente extrapolar as ações de reciclagem do lixo e economia de água e energia. Pense em ações que além de beneficiar o meio ambiente, vão diferenciar e valorizar sua empresa no mercado. Avalie a possibilidade de incluir medidas que beneficiem comunidades onde sua empresa está inserida. As ações sociais complementam as práticas ambientais.

Certamente você encontrará produto, ações e práticas sustentáveis que estejam alinhados com o seu perfil/ negócio. Você vai achar os seus tons de verde!

Feito isso, lembre-se de informar o mercado sobre a sua política de sustentabilidade. Saber comunicar o diferencial socioambiental da sua empresa é fundamental para que o consumidor reconheça e valorize a sua marca. Boa sorte!