Sabemos que para ter desenvolvimento responsável, a atividade turística deve ter como base essencial a proteção das paisagens, da biodiversidade, das comunidades locais e seu patrimônio histórico-cultural, com uma visão de sustentação em longo prazo. Neste post vamos relatar as ações de sustentabilidade de uma operadora de turismo receptivo no México, bastante inovadora, especializada em passeios ecológicos.

A Alltournative OffTrack Adventures (notem o trocadilho já no nome da empresa) é uma operadora de receptivo, instalada em Playa del Carmen, mas seus principais clientes são os turistas de Cancun.

Criada em 1999, a Alltournative é dirigida por um time jovem e ousado. Quando iniciaram as operações, seus dirigentes tiveram dificuldades para concorrer com as atividades náuticas e outras do segmento de sol e praia, afinal a maioria dos turistas que vão ao Caribe buscam essas atividades. Atualmente, a Alltournative opera em oito comunidades diferentes, sempre em tours pequenos e com guias experientes em biodiversidade e cultura maia. Apesar de oferecer produtos em pequena escala, em 2008 atenderam cerca de 150.000 turistas.

A Alltournative opera somente tours ecológicos e o portfólio é bem enxuto. São três passeios diferentes, mas com muito valor agregado, os responsáveis pelo sucesso da empresa. Todos os passeios proporcionam experiência lúdica e também conhecimento, pois combinam natureza (rios, matas, cenotes), cultura (cultura maia autêntica, que pode ser vivenciada nas comunidades) e atividades de aventura. Por exemplo: há um passeio que o turista é levado à comunidade maia, onde é recebido pelo xamã, que após a cerimônia espiritual, os encaminha para o início do passeio. O visitante percorre trilhas e cenotes (rios subterrâneos, típicos da região), almoça com a comunidade e faz rapel ou tirolesa.

A empresa desenvolve projetos de capacitação nas comunidades em que atua em três diferentes frentes. Os homens para o trabalho nas trilhas e atividades de aventura, como rapel. Os jovens são qualificados para serem guias e também fotógrafos dos visitantes. E as mulheres ficam responsáveis pelas refeições. Todos são capacitados, inclusive em higienização e manipulação de alimentos, seguindo normas rígidas de controle sanitário, para poderem atender aos turistas americanos e europeus. Como resultado, esses profissionais tiveram aumento da renda e, ao mesmo tempo, valorização de sua cultura.

A Alltournative ganhou prêmio de excelência do TripAdvisor em 2012,  é certificada pela Global Report Inniciative e já conquistou vários prêmios por suas ações de responsabilidade socioambiental. Além dos projetos de capacitação, promoveu a implantação de biodigestores nos banheiros, resgate da cultura maia, preservação ambiental das áreas de operação dos passeios.

Pode-se afirmar que o seu sucesso da Alltournative está diretamente relacionado com as ações permanentes de envolvimento e o comprometimento com a comunidade. A convivência dos membros da empresa com a comunidade, desde o início das operações turísticas até hoje, garante a continuidade dos serviços e cumprimento das obrigações e deveres. O envolvimento dos operadores de turismo com os locais gera confiança. Além disso, foi estabelecido um contrato com a comunidade para preservação ambiental e também para garantir direitos e deveres da empresa e das comunidades. Ou seja, ambas partes são responsáveis pela conservação do meio ambiente.

Fica o bom exemplo da iniciativa privada se comprometer com ações de responsabilidade socioambiental, criando produtos muito diferenciados e, ao mesmo tempo, promovendo a inclusão e melhoria na qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Gostou desse post? Leia também “Turismo Sustentável na Prática: o case da Community Tours Sian ka’an“.