Todos nós gostamos de ouvir notícias sobre a COPA 2014, mas com exceção dos investimentos do governo e de algumas grandes empresas brasileiras, não observamos muita movimentação no mercado. Fico me perguntando: como os destinos estão se preparando? Como estão os investimentos das empresas? O que elas estão desenvolvendo? E as agências e operadoras, o que estão criando? Roteiros convencionais ou inovadores? E, principalmente, como o turista (brasileiro ou estrangeiro) se informa a respeito dos produtos que são ofertados? Ele tem informação suficiente para fazer suas escolhas?Com raríssimas exceções, notamos que poucas empresas e destinos turísticos estão se planejando, tendo em vista que estamos a menos de dois anos da Copa. É claro que o evento em si já é uma oportunidade e tanto para empresas e destinos que pretendem incrementar sua competitividade. Mas, poucos gestores têm atentado às oportunidades geradas antes e após o evento. Até parece que o evento não acontecerá aqui.

Esta é a grande oportunidade para profissionalizarmos as empresas turísticas, melhorarmos nosso padrão de atendimento, incrementarmos nossos produtos, divulgarmos nossos roteiros e experiências, posicionarmos destinos no mercado, definirmos uma imagem do país no exterior, enfim, trabalharmos duro para garantir uma grande partida. Afinal, a Copa das Confederações começa em menos de um ano ….

Recomendamos o filme “O Banheiro do Papa”, que mostra a movimentação amadora dos habitantes de uma pequena cidade uruguaia, que vai receber a visita do papa. Todos acreditam que aquele evento pontual mudará para sempre seus destinos. Seria cômico se não fosse trágico! Mas, a mensagem é clara: a falta de informação, de planejamento e de execução das ações certamente não leva ao sucesso!

Se sua empresa ainda não fez o planejamento para 2014, comece agora. Observe o cenário, as oportunidades (e ameaças), e utilize todas as ferramentas disponíveis para explorar suas forças e se diferenciar no mercado (leia também nosso post “Desafios das empresas e destinos turísticos para a Copa 2014”)! Elabore produtos inovadores, de qualidade e comunique aos potenciais clientes de forma profissional. Lembre-se que os resultados nem sempre são imediatos. Se quiser colher frutos de um planejamento estratégico de marketing do seu destino em 2014, você deve iniciá-lo agora. Ou melhor dizendo, para bater um bolão na COPA, você deve começar o aquecimento agora! Boa sorte e bom jogo!