O Brasil se prepara para a Copa 2014. São muitos planos, esforços, ações e preparativos para a realização desse evento tão importante. Lemos e assistimos a notícias sobre a Copa diariamente. Mas a grande maioria das pessoas age como mero expectador, ou seja, como se não fizesse parte da realização desse importante evento.

Cobramos do governo investimentos e obras em estrutura física. Falamos dos aeroportos e arenas frequentemente, mas ainda praticamente não ouvimos notícias sobre os investimentos nos profissionais que estarão atuando em 2014. Afinal, a expectativa é de 7,5 milhões de turistas estrangeiros em 2014, que vão gerar receita de quase US$ 9 bilhões.

 

 

 

 

 

Fonte: Ernest & Young – Brasil Sustentável: Impactos Socioeconômicos da Copa 2014.

Estamos preparados para atender esse contingente de turistas? Nossos profissionais estão suficientemente qualificados? Falam 2 ou 3 idiomas? Os produtos que serão oferecidos nesse período atendem às expectativas desses turistas?

 

 

 

 

Contar com gente qualificada é um grande desafio para empresas e destinos turísticos. Muitos se esquecem de que o preparo dos profissionais também diz respeito à iniciativa privada.

Trabalhamos com a prestação de serviços e, portanto, a qualidade dos produtos/serviços turísticos depende diretamente dos profissionais envolvidos, tanto os de nível operacional (guias, camareiras, garçons, atendentes em geral) como os de nível gerencial.

Os gestores de empresas e destinos turísticos devem fazer o planejamento (se ainda não o fizeram) para 2014 e definir o quadro de profissionais que serão necessários para atingir as metas estabelecidas. Muitas oportunidades serão criadas não só em função do evento, mas principalmente devido à grande visibilidade que teremos em nível mundial, antes, durante e depois dos jogos. Mas o sucesso da sua empresa ou do seu destino depende da sua decisão. Você já sabe o time que vai escalar?