O aquecimento do setor turístico e a maior oferta de destinos no mundo todo resultam na necessidade de diferenciar o destino no mercado, para driblar a concorrência e atrair fluxo de turistas mais qualificados.

O desenvolvimento de novos produtos turísticos no destino é um bom caminho, principalmente se estiverem direcionados ao segmento de público-alvo estratégico. Pode parecer complicado, mas a elaboração de um plano de ação direciona os esforços para esse objetivo. Listamos os 5 passos para desenvolver novos produtos:

1)      Defina o público alvo que deseja atrair para o destino. Estude os diversos nichos de demanda (famílias, estudantes, gls, portadores de necessidades especiais, terceira idade, apreciadores de gastronomia, etc.) e escolha o segmento que será priorizado. Procure dados e pesquisas sobre este segmento alvo.

2)      Faça o levantamento dos produtos, serviços e equipamentos turísticos disponíveis no destino (cidade e região) e selecione aqueles que possam ser usufruídos pelo público alvo definido. Analise também destinos que recebem o mesmo perfil de turista e verifique os produtos e serviços disponíveis.

3)      Organize os produtos e serviços específicos para o segmento de demanda que pretende atingir e elabore roteiros turísticos. É imprescindível que as informações estejam bem organizadas e sistematizadas, de forma que o turista possa encontrar e consumir os produtos e ficar satisfeito.

4)      Identifique os produtos e serviços que ainda estão disponíveis, mas são necessários para o turista potencial. Incentive os empreendedores para a implantação desses serviços.

5)      Elabore um plano de comunicação específico para promover e comercializar os novos produtos para o público alvo definido. Lembre-se de incluir ações estratégicas na web, utilizando o site do destino e as mídias sociais.

É claro que cada passo do seu plano de ação deverá ser detalhado e bem analisado antes da tomada de decisões. Mas, é certo que os novos produtos ajudam no melhor posicionamento do destino. Leia também o post 5 RAZÕES PARA SEGMENTAR O DESTINO TURÍSTICO.