Alguns de vocês podem discordar, a princípio, mas espero que mudem de ideia ao final deste post. Muitos destinos turísticos não são visitados simplesmente porque os turistas não os conhecem, quero dizer, não sabem o que podem fazer, experimentar e saborear naquele local.

Mas em plena era 2.0, onde reinam os sites, mídias sociais, comunidades virtuais, aplicativos e etc.? Sim! É claro que não me refiro aos destinos consagrados, aqueles que são conhecidos nacional e internacionalmente. Estou me referindo aos destinos que ainda não recebem fluxos significativos, mas que oferecem opções interessantes de turismo, lazer e entretenimento. Aqueles destinos próximos, que são excelentes para passarmos um dia ou um fim de semana diferente, em companhia da família e dos amigos.

No Brasil, muitos sites oficiais de destinos turísticos trazem informações que não estão atualizadas e organizadas. As imagens, muitas vezes, acabando assuntando aquele potencial turista, que não se sente atraído a explorar a localidade.

A realidade dos sites brasileiros está, em geral, muito aquém da desejada. Mais do que encontrar uma relação de hotéis e restaurantes em ordem alfabética, o potencial turista deseja se informar sobre as experiências que poderá desfrutar naquela localidade, em companhia de amigos ou familiares.

Cerca de 90% dos brasileiros pesquisam em sites de turismo para planejar suas viagens (Google, 2009). Sem um site amigável, sem imagens e, principalmente, sem informação do que fazer, onde se hospedar e onde comer, fica mais difícil optar pelo destino.

Gestores públicos e privados, responsáveis por destinos turísticos, deveriam atentar para o planejamento dos seus sites, especialmente para o conteúdo disponibilizado, com textos curtos e informativos, fotos e vídeos que ajudam materializar as atrações disponíveis. Além disso, devem promover a interatividade com os internautas, dar dicas, disponibilizar calendário de eventos, links para redes sociais e versão do site em outro(s) idioma(s).

Imagens bonitas, roteiros temáticos, pequenos vídeos e textos amigáveis (nada do texto enciclopédico contando a história do local) são fundamentais para mostrar os atrativos turísticos e a oferta de vivências.

Se o site do seu destino apresenta uma citação do livro de história da sua cidade, está na hora de promover uma grande reforma. O site da cidade do Porto é uma ótima inspiração! www.portoturismo.pt/