O crescimento econômico dos últimos anos propiciou a formação de uma nova classe média. Essa classe emergente tornou-se protagonista do mercado interno, responsável pelo consumo de diversos produtos e serviços, refletindo positivamente nos mais variados setores econômicos.

Atualmente a nova classe média responde por 45% da ocupação dos cruzeiros, mais de 50% do transporte aéreo e aos poucos aumenta sua participação nos hotéis e resorts. Para efeitos de comparação, no período de 2002 a 2010 os gastos com viagens da classe C cresceram 245%, bem acima da média do setor, que aumentou 82% no mesmo período (Instituto Data Popular).

Ao contrário do que muitos profissionais do turismo imaginam, esses consumidores têm hoje mais escolaridade e são mais exigentes. Buscam produtos que valorizem sua origem e seu modo de vida, querem gastar pouco, mas também desejam ser bem atendidos.

O gestor turístico tem como desafios planejar produtos adequados a esses consumidores e buscar a melhor comunicação para promovê-los. Parece simples, mas demanda a criação de um novo modelo de negócios.

Defina suas estratégias, afinal, em 2014 a classe C representará cerca de 60% população brasileira, um contingente expressivo de consumidores, loucos para conhecer o Brasil e o mundo.