No final de agosto, a ComScore, empresa especializada em medições do mundo digital, publicou um estudo sobre o mercado de turismo online no Brasil. Os resultados são interessantes e mostram a força da internet para o mercado de viagens.Segundo o estudo, 16,5 milhões de brasileiros navegaram em sites de turismo em julho de 2012, registrando aumento de 18% em relação ao ano anterior. Trata-se de um número recorde de brasileiros, que usa a web para planejar e comprar viagens. Dentre os sites mais visitados, estão os de companhias aéreas, reservas de hotel e agências de turismo online. O site HotelUrbano foi o mais visitado pelos brasileiros, com 3,1 milhões de internautas em um único mês. O Decolar.com ocupa a segunda posição, com 2,3 milhões de visitantes e a TAM, no terceiro posto, recebeu a visita de 2,8 milhões de usuários. A tabela a seguir apresenta os números de visitantes dos sites brasileiros mais visitados.

 

 

 

 

 

 

Fonte: ComScore Media Metrix, 2012.

A pesquisa não incluiu tráfego originado em computadores públicos, nem os acesso de celulares, o que poderia apresentar resultados surpreendentes. Além do número expressivo de internautas navegando pelos sites de turismo, chama a atenção a posição de sites que disponibilizam informações turísticas atingirem público maior que da Azul, por exemplo. Este é o caso do Adoro Viagem, que publica informações de vários destinos e também o site Melhores Destinos, especializado em informações sobre companhias aéreas e suas rotas, promoções, milhagens, etc. Sabemos que muitos blogs de viagens, como o Viaje na Viagem, A Janela Amarela, dentre outros, também são acompanhados por milhares de usuários. Isto mostra que os brasileiros gostam de pesquisar sobre o destino, conhecer o relato de pessoas em quem confiam para tomar suas decisões, e, portanto, chegam à agência de turismo muito bem informados sobre o produto que desejam adquirir. Um terço dos usuários de sites de turismo têm entre 25 e 34 anos, enquanto que os usuários na faixa de 35 a 44 representam 23% do total de internautas. São Paulo responde por 32% dos visitantes de sites de Turismo, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13% e Minas Gerais, com 7%. O número de turistas que pesquisam, compram e compartilham informações na web só tende a crescer. As empresas de qualquer porte e área de atuação que desejam fazer parte do mercado online têm que traçar suas estratégias, investindo em site eficiente, e-commerce, mídias sociais e outras ferramentas de marketing digital. Bill Gates já anunciou: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. Em qual deles estará a sua empresa?