Já mencionamos em alguns posts sobre a forte tendência, ou melhor, a nova realidade do turismo, que é a oferta de experiências. Não se trata mais de teoria (Economia da Experiência), mas de pura prática. Turistas que já conhecem os destinos consagrados como Paris, New York, Roma, Lisboa, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Fortaleza e muitos outros, estão atrás de novas experiências, seja nesses mesmos destinos (afinal, voltar a visitar essas cidades não é nenhum sacrifício), seja em destinos pouco explorados. Não importa! Turista experiente busca novas sensações, novos sabores, novas emoções!Um artigo recente do New York Times apresenta alguns sites americanos que vendem experiências pelo mundo afora. A prática vai além da oferta de experiências com as quais estamos acostumados, como passeio de helicóptero, jantar romântico, passeio náutico, massagens etc. As experiências são inusitadas para os consumidores. A inovação também fica por conta da facilidade do fornecedor/prestador de serviço se cadastrar no site e promover sua experiência. Basta o cliente pesquisar o destino e selecionar as vivências que deseja ter naquela localidade.
A Vayable, uma dessas empresas, vende tours e atividades nos destinos, que são desenvolvidos por profissionais confiáveis e experientes. Eles anunciam: “Por que seguir multidões e ver os mesmos pontos que todo mundo? Com a Vayable você descobre os segredos da cidade, que só os locais conhecem”. E é só dar uma olhadinha no tour “Amazing São Paulo”, que eles realmente são criativos.
CanaryHop, SideTour e Gidsy também atuam nesse mesmo mercado, buscando em diversos locais parceiros e fornecedores de experiências que agradem ao turista contemporâneo. Todas elas contam com guias super especializados (biólogos, arquitetos, artistas, escritores, etc) para compor seus produtos.
As experiências são muito diversificadas: passeio de vespa à noite em Paris, visita a mercados gastronômicos, degustação de queijo e vinho na França ou de chocolate e grappa na Bélgica, workshop de fotografia em Istambul (para fotógrafos amadores), acampamento no Deserto Mojave, acompanhado de um botânico, dentre muitas outras.
No Brasil teríamos uma infinidade de experiências e vivências para serem ofertadas. Mas, poucos empreendimentos estão atentos a essa tendência. No interior de São Paulo, por exemplo, poderia se conhecer uma fazenda histórica de café, do tempo dos escravos, colher os grãos e degustar a bebida. No litoral norte, conhecer uma típica comunidade caiçara, ver o preparo da farinha, acompanhar a pesca típica, degustar o prato “azul marinho” e por aí vai.
O que todas as experiências têm em comum? Elas possibilitam o turista ir além, substituir roteiros previsíveis pela possibilidade de experimentar novas sensações.
As possibilidades são inúmeras, em diversos destinos turísticos. Basta ter criatividade para formatar e embalar uma experiência. Você já pensou na experiência que seu cliente vai trazer na bagagem da próxima viagem?
Se você gostou deste post, leia também o post “5 Passos para desenvolver novos produtos turísticos”.
Moro no Morro de Sao Paulo e organizo uma experiência de verdade, autêntica. Um passeio dentro do Mangue.
Sinto a falta de sites no Brasil do estilo Vayable, e também de uma identidade na presentacao do destino Morro.
Agradeco seus posts e tento me adatar a situacao.
Horacio
Olá Horacio! Verdade, aqui no Brasil ainda há poucas empresas vendendo experiências e passeios diferenciados. Mas já temos o Viator que vende passeios e experiências no país. Será que vale a pena para divulgar os seus serviços?
Obrigada pelo seu comentário. Vamos juntos, conhecendo as tendências e adaptando os nossos negócios.
Abraços
Marta
O tour em São Paulo deve ser interessante, mesmo para quem mora na cidade. Conheço um monte de gente que não tem ideia do que fazer.
Até + !!!
Acredito que sim, Guilherme. Há empresa que vende experiências em New York para turistas e também para os locais. As experiências são sempre autênticas.
Obrigada pelo comentário!
Abraços
Marta