Muito se fala das mídias sociais atualmente. Dados sobre o crescimento de usuários, opções de funções que cada mídia oferece, importância dessas mídias para os negócios, etc. É certo que as mídias sociais vão continuar crescendo (tanto na interação de pessoas quanto no número de usuários) e diversas pesquisas nacionais e internacionais as apontam como importantes plataformas para a pesquisa e planejamento de viagens, influenciando a tomada de decisão de milhares de consumidores.

É interessante lembrar que as redes sociais sempre existiram e o boca a boca sempre foi importante para propagar aspectos positivos e negativos de um determinado produto ou marca. A diferença hoje é que a tecnologia permitiu que essas redes crescessem rapidamente, propiciando a interação de milhares de pessoas. O boca a boca virtual passa a atingir um grupo muito maior de amigos, fãs e seguidores, em poucos minutos e sem limites geográficos.

Os destinos e empreendimentos turísticos são fortemente impactados, pois a credibilidade vem da opinião de amigos e familiares, que passaram pelas mesmas experiências e dificuldades. E essa opinião está exposta para TODOS na rede.

Dessa forma, vamos apresentar uma série de 05 posts sobre esse assunto, de forma a orientar gestores de destino e de empresas turísticas para planejar e executar o plano de mídias sociais de suas organizações. Apesar de óbvio, muitas vezes encontramos empresas utilizando perfil pessoal no Facebook, o Twitter para publicação de posts pessoais, vídeos no Youtube que depõem contra a empresa, dentre outros erros bastante comuns.

 

 

 

 

 

Vamos começar falando da importância da elaboração do Plano de Ação para as mídias sociais. Nos próximos posts falaremos especificamente de cada mídia (Facebook, Twitter, Youtube, Blogs corporativos, Flickr e LinkedIn), suas especificidades e como utilizá-las. Veja a seguir as etapas do Plano de Ação:

1)      Definir os objetivos da empresa/destino em relação às mídias sociais: a empresa/destino deve ter claro o objetivo para atuar em determinada mídia social. São exemplos: aumentar vendas, estreitar relacionamento com o cliente, propagar a marca, etc. Percebemos, pela atuação de algumas empresas, que muitas delas só desejam estar presentes na mídia social e postam conteúdo fraco e desatualizado e não respondem aos internautas.

2)      Definir o público alvo: é importante definir o segmento de público com o qual se pretende comunicar nas mídias sociais, conhecer suas características, necessidades, comportamento de compra, etc. O conteúdo que será postado deve ser interessante para esse grupo de potenciais consumidores e propagadores da sua empresa.

3)      Detalhar o conteúdo que será disponibilizado: assim como no site da empresa, o conteúdo disponibilizado nas mídias sociais é o aspecto mais relevante para obter seguidores. Atente para a relevância, qualidade e atualização das informações, imagens e vídeos. Se sua agência é especializada em turismo cultural, é interessante postar informações sobre os diversos aspectos culturais dos destinos oferecidos. Não se esqueça: para manter boa relação com as comunidades nos vários ambientes online é preciso cultivar sua presença permanentemente. E para isso, o conteúdo interessante ao usuário é a peça chave para atingir esse objetivo, pois diferentemente do marketing tradicional, o consumidor escolhe as empresas que deseja acompanhar.

4)      Decidir pela plataforma adequada: depende do objetivo e do público alvo que se estabeleceu para o Plano de Marketing Digital. É importante que o gestor conheça o comportamento dos usuários de cada plataforma (Facebook, Twitter, Youtube e outras) antes de tomar a decisão. Lembre-se que é melhor estar bem atuante em uma única plataforma do que estar mais ou menos em várias.

5)      Estabelecer o cronograma: estabeleça o início das ações, a periodicidade da atualização do conteúdo, respostas aos usuários e frequência do monitoramento da rede. As frequências de postagens e respostas variam de acordo com cada plataforma.

6)      Monitorar os resultados: análise dos comentários (positivos e negativos) de cada post, interatividade e contribuição dos usuários,  número de fãs ou seguidores (Facebook, twitter e blog), dentre outros. Além disso, existem bons softwares (pagos e gratuitos) que podem mostrar os sites mais/menos visitados, os horários de maior/menor acesso e a partir daí, programar o conteúdo e horários de postagens.

O sucesso das estratégias nas mídias sociais não será conquistado com suposições e amadorismo, mas sim com conhecimento do seu mercado, planejamento das ações nas mídias e conteúdo de valor relevante para os clientes.