Há alguns anos o Brasil não passa da marca de 5 milhões de turistas estrangeiros por ano, em função de diversas razões. De acordo com as estimativas da EMBRATUR, em 2014 são esperados 7,2 milhões de turistas internacionais, sendo que 600 mil deles estarão no país no período de 12 de junho a 13 julho, para o grande evento esportivo.
De acordo com as projeções da EMBRATUR, do total de turistas esperados para a Copa de 2014, 37% deles serão sul americanos, 29% europeus e 24% provenientes dos Estados Unidos e América Central.
Ainda temos muitas tarefas para realizar antes da Copa do Mundo, no sentido de preparar o turismo receptivo para acolher todos esses turistas. Assim, resolvemos escrever algumas características e curiosidades sobre alguns povos, de forma que empresários e gestores de destinos possam se adequar para receber bem esses visitantes. Nossas fontes de consulta foram as cartilhas “Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014”, volumes 1 e 2, publicadas recentemente pelo SEBRAE SP.
Alemães: são extremamente organizados e não admitem falta de compromisso ou improvisos. Prezam o profissionalismo e a pontualidade na programação de suas viagens. Apreciam cerveja, que na Alemanha o teor alcoólico bem mais elevado e não é servida tão gelada como no Brasil. Os alemães leem muito, mesmo durante as viagens, e uma boa dica é a publicação de pequenas brochuras sobre o destino, sua cultura e suas particularidades, em alemão, para serem distribuídos nos hotéis, operadoras, agências de turismo, atrativos e etc.
Argentinos: são os principais visitantes estrangeiros no Brasil e buscam praias, cultura e natureza. Eles têm o hábito de viajar bastante e costumam permanecer 15 dias no destino. Apreciam carnes e bons vinhos e, assim como os brasileiros, são fanáticos por futebol. Uma particularidade deste povo é o hábito de tomar mate. Se você quiser agradá-los, ofereça água quente para o preparo.
Chilenos: são conservadores e muito religiosos. Os chilenos adoram dançar e não há festa que não termine em dança. Devido ao aumento do poder aquisitivo das classes emergentes, os chilenos têm viajado muito e gostam das praias brasileiras, com clima mais agradável e temperatura da água bem acima das praias do Chile. Na mesa chilena não pode faltar vinho e a grande maioria aprecia pescados e frutos do mar. Há uma polêmica entre peruanos e chilenos em relação à origem do pisco, destilado típico. Independentemente da origem da bebida, os dois povos apreciam o famoso “pisco sour”, coquetel preparado com limão.
Franceses: a França é o país mais visitado do mundo e os franceses também adoram viajar. Eles preferem países exóticos e apreciam as experiências turísticas autênticas. O turista francês é muito independente e gosta de planejar e organizar sua viagem. Os franceses gostam muito de cinema e literatura e muitos deles têm animais de estimação, principalmente cachorros, que são vistos em supermercados, restaurantes, lojas, etc. A gastronomia francesa é uma referência no mundo todo.
Mexicanos: são calorosos, alegres e descontraídos. Apreciam pratos picantes, cervejas e drinques à base de tequila. Evite conversar com os mexicanos sobre os conflitos políticos com os Estados Unidos. Os mexicanos acompanham o futebol brasileiro.
É importante lembrar que este evento tem grande importância no sentido de projetar o turismo brasileiro em nível global. Mais do que receber os turistas durante a Copa do Mundo, temos que nos estruturar para receber os visitantes que ficarão entusiasmados em conhecer o Brasil, depois do evento. Ou você não ficou curioso para conhecer a África do Sul?
Leia também nossos posts “Desafios das empresas e destinos para a Copa de 2014” e “Copa do Mundo Aqui? No Brasil”.
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