Muitos empresários do setor turístico ainda ficam receosos para investir num blog. Consideram esta mídia social desnecessária e irrelevante. Mas, o comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos, em função das inovações tecnológicas, influenciando inclusive as vendas em lojas física do varejo.
Um estudo realizado pela Jupiter Research, tradicional empresa de pesquisas,
entrevistou mais de 2 mil consumidores online, para verificar a influência dos blogs e mídias sociais nas decisões de compras. Blogs influenciam os consumidores principalmente nas fases de consulta para decidir sobre um produto (ou destino), buscar novos produtos, confirmar escolhas e realizar a compra. Vale a pena conferir os principais resultados:
– O número de pessoas que leem ao menos um blog por mês cresceu 300% nos últimos quatro anos.
– Cerca de 52% dos entrevistados afirmou que os blogs tiveram um papel crítico no momento em que decidiram avançar no processo de compra. E é fácil explicar: ao gerar conteúdo original, o blogueiro se torna uma referência em determinado assunto. Assim, se você adora esquiar e tem um blog com informações relevantes sobre viagens para resorts de ski, certamente influenciará muitos consumidores.
– Os resultados mostram que a 25% dos leitores confiam em anúncios no blog, contra 19% que confiam em publicidade nas redes sociais. A explicação aqui também se deve ao fato do blogueiro se tornar “expert” em determinados assuntos ou nichos de mercado, e criam um relacionamento de confiança com o consumidor. Portanto, para o anunciante é muito vantajoso: o investimento é menor, em função de ter menos tráfego que vários sites e portais, porém atinge público bem específico. Exemplo: um fabricante de roupas esportivas pode investir num blog de turismo de esportes e aventura e ter mais retorno do que anunciar num grande portal de viagens.
Nos meus cursos de Marketing Digital sempre digo que depois do site o blog é a principal plataforma para a empresa, porque o conteúdo gera tráfego orgânico. Além disso, o blog tem uma grande vantagem sobre os veículos de mídia tradicional:a informação especializada e útil, em um tom pessoal e opinativo, vai conquistar a confiança dos leitores. Bora blogar?
Boa tarde,
Sou Portuguesa e vivo no Algarve. Gostaria de ter uma opinião sua sobre algo que gostaria de fazer como hobby e quem sabe ganhar algum futuramente. Sempre gostei de falar e convidar pessoas para conhecerem a minha terra “Portugal e as ilhas” da forma verbal e escrita (colocar fotos, partilhar…). Cresci nos Açores ( ilhas lindas de Portugal) e vivo há 14 anos no Algarve, zona de turismo, mas na minha opinião há muito mais para oferecer a quem nos vêm visitar, sem ser somente praias. Há já algum tempo que tenho em idéia começar um blog em que pudesse “fazer publicidade do melhor que há para apreciar, experimentar….nas ilhas dos Açores, Madeira e no Continente Português. Pensei até em iniciar uma agência de viagens online, mas comecei a analisar a responsabilidade e custo, e achei que não era isso que pretendia por enquanto. Pergunto pela sua opinião, que acha? Poderá dar bons frutos no futuro? Você poderia me ajudar com a montagem do blog? Poderíamos falar de custos?
Aguardo o mais breve possível a sua opinião, muito obrigada. Maria Sousa
Bom dia, Maria Sousa! Muito obrigada pelo contato!
Portugal é um país incrível e repleto de belezas naturais e culturais, mas muitos “tesouros” ficam escondidos da maioria dos turistas. Acho bem interessante a ideia de começar com um blog e estudar a possibilidade de operar serviços receptivos diferenciados no Algarve. Podemos aprofundar nossa conversar por email, ok?
Abraços
Marta Borges