Uma das tarefas importantes de uma agência de viagens é a criação de produtos  personalizados ou pacotes específicos para pequenos grupos de clientes. Sempre dependemos dos consumidores e uma coisa que as OTAs não fazem (ainda) é oferecer o produto certo para cada viajante.

Sempre que falo aos donos de agências sobre a importância da especialização em determinado nicho, recebo olhares fulminantes. As agências, normalmente, se dividem em corporativas e lazer (algumas até atendem ambos segmentos). Ok, mas dentro do lazer existem centenas de públicos, com necessidades e desejos diferentes, e é impossível agradar a todos com os mesmos produtos e a mesma comunicação.

E eu pergunto, sabemos direcionar nossos produtos aos nossos clientes? Uma campanha no Facebook, por exemplo, pode chamar a atenção de viajantes da terceira idade e de estudantes, ao mesmo tempo?

A mesma coisa acontece com o público GLS, de famílias com crianças pequenas, mergulhadores, corredores, bikers, fanáticos por vinho, etc.. Se você ainda se esforça para vender viagens de lazer de uma forma geral, veja abaixo alguns dos benefícios da especialização:

  • Os clientes são diferentes, com necessidades e expectativas diversas;
  • Focando em determinado nicho, você conhece bem os interesses e hábitos do seu público alvo, e portanto, os resultados dos seus esforços de marketing serão maiores;
  • Sua empresa poupa gastos desnecessários de promoção com públicos que não trazem resultados;
  • Seus clientes ficam muito mais satisfeitos e mesmo que tendam a comprar pela internet, sempre consultarão suas ofertas.

E você, já pensou nisso? Já parou para refletir que como consumidor também aprecia quando uma empresa entende suas necessidades e gostos?