A pandemia foi (e em alguns casos continua sendo) muito sofrida para empresários e gestores de destinos turísticos. Por outro lado, trouxe muitas oportunidades de negócios, a partir das mudanças no comportamento do viajante 4.0.
Na pandemia, milhões de pessoas perceberam como as viagens são importantes, não só para o nosso lazer e bem estar, mas para a socialização, saúde mental e emocional. Ficou fácil compreender como elas enriquecem nossa vida, proporcionando aprendizados e momentos incríveis com aqueles que amamos.
Esse tempo de isolamento também provocou mudanças no comportamento do viajante 4.0. Podem parecer sutis, mas é importante conhecê-las, para adaptar os negócios. Afinal, algumas delas devem permanecer por um bom tempo, se não para sempre.
A recente pesquisa realizada pelo TripAdvisor (Travel in 2022 – a look ahead) com 10 mil turistas em cinco países de diferentes continentes, reitera isso. O estudo mostra o que o viajante 4.0 valoriza nas viagens e algumas tendências que seguem fortes em 2022. A seguir, apresento os pontos que considero mais importantes, com alguns “palpites” de como aplicar cada tendência:
2022 – Redescobrindo o próprio país
A procura por viagens continua aquecida e em 2022, e os destinos nacionais seguem como primeira opção dos viajantes. As diferentes ondas, restrições geográficas, quarentenas, testes PCR, alteração de regras de viagens, dentre outros fatores que complicaram o planejamento das viagens internacionais, reforçam a maior procura por destinos domésticos.
#FicaDica: agências devem divulgar destinos e experiências pouco conhecidos no Brasil. Os destinos precisam aproveitar esse momento para fortalecer suas ações promocionais, para chegar no turista certo.
Segurança em primeiro lugar
Enquanto a pandemia continuar no foco das notícias, o viajante 4.0 tende a escolher destinos seguros. Ele leva em consideração o número de casos de infectados, protocolos de segurança, restrições, padrão de limpeza, dentre outros fatores.
Parece que a preocupação com segurança sanitária segue como uma questão importante, pois para 70% dos entrevistados o número de casos de COVID-19 é um dos critérios na escolha do destino de férias. Outro indicador da atenção à segurança é: muitos viajantes afirmaram que querem continuar com medidas de segurança nos meios de hospedagem, restaurantes e transportadoras, sugerindo que o uso de máscara e pode ficar bom um bom tempo.
#FicaDica – a segurança continua sendo uma preocupação em 2022. Agências podem fazer curadoria de destinos e empreendimentos seguros. Destinos, hotéis, pousadas e restaurantes precisam mostrar os cuidados e protocolos de segurança nos seus canais digitais.
Loucos por novidades
Aproximadamente 7 em cada 10 viajantes afirmam que conhecer um local novo em 2022 é muito mais importante do que em 2019. De fato, o viajante 4.0 busca explorar novos destinos e principalmente novas experiências depois da pandemia.
Ao planejar viagens futuras, 34% dos viajantes americanos disseram que é mais importante agora do que antes da pandemia escolher um destino onde eles possam mergulhar em experiências locais e autênticas.
Esse apetite pelo novo traz oportunidades para empresas que desejam atrair turistas mais qualificados, a partir da oferta de serviços inovadores.
O novo viajante 4.0 também busca aprender sobre história e cultura local. E para garantir mais segurança e conforto, opta pelas visitas guiadas.
Porém, vale lembrar que o orçamento da viagem é uma questão bem importante. Cada turista quer aproveitar o máximo dentro daquilo que cabe no seu bolso.
#FicaDica – agências podem fazer levantamento de destinos, atividades e experiências que os seus cliente vão gostar. Muita coisa nova e bem bacana surgiu (ou será que descobrimos) em 2020/2021. Aprendemos que não é necessário ir para um local tão longe para vivenciar experiências e serviços inovadores.
Destinos, hotéis e receptivos: usem a criatividade para criar serviços diferentes e experiências autênticas. O viajante 4.0 está ávido por isso.
Outros insights para 2022
– É esperada forte retomada da hotelaria em 2022 nos 5 países pesquisados. A intenção de viajar está maior que em 2019, tanto para viagens de lazer como as corporativas.
– Os viajantes estão dispostos a aderir aos serviços de assinaturas que gerem algum tipo de benefício, como cash back, mimos, upgrades ou descontos. Nos Estados Unidos, cerca de 25% dos viajantes assinam ou estão dispostos a pagar por serviços de assinaturas de viagens se tiverem a motivação certa.
Fica cada vez mais claro que a forma como viajamos e exploramos os destinos mudou, e para melhor. Então, quanto mais rápido nos adaptarmos, mais fortalecidos ficaremos.
Para ler o estudo completo clique aqui.
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