Hoje eu escrevo com o coração. Esta é a primeira vez em 10 anos que não publico um artigo sobre novas tecnologias, tendências ou ferramentas digitais para o turismo. Quero me abrir e dividir minha alegria com você. Quero te convidar para celebrar 10 anos de vida do blog Agente no Turismo e sobretudo te agradecer pela companhia nessa jornada, independente de quando você se juntou à nossa comunidade.
Nunca pensei que o Agente do Turismo seria uma espécie de “filho”, um queridinho que gosto de cuidar e ver crescer. Um xodó mesmo…
Quando começamos o blog, Marissol (minha sócia nesse projeto) e eu, não tínhamos tanta ideia de como ia rolar. Eu criava o conteúdo, já que amo escrever, e ela fazia a divulgação nas redes sociais. A gente começava a ver o crescimento de assinantes, leads, enfim, que estávamos no caminho certo.
O primeiro cliente efetivo que chegou pelo blog, há 10 anos atrás, foi uma operadora de turismo equestre de Portugal. O primeiro cliente internacional, um cliente que nunca tinha sonhado atender. Foi aí que eu entendi de verdade o potencial do digital e resolvi mergulhar de cabeça nos cursos. Fiz os mais diversos, desde Fórmula de Lançamento, anúncios, redes sociais, passando por copy writting, transformação digital e etc.
O digital nunca mais saiu de mim. E acho que já nasci com o turismo na veia. Nesses 27 anos de dedicação ao turismo, várias vezes questionei se estava no caminho certo… Mas o turismo está na minha essência, é uma paixão muito antiga que carrego comigo desde sempre.
Para você ter uma ideia, desde pequena eu pensava em viajar. Quando eu tinha uns 10 anos, eu já guardava os cadernos de turismo do Estadão, porque achava que quando viajasse para Berlim, por exemplo, teria as informações para aproveitar melhor a viagem… Por isso, quando digo que desde pequena já era apaixonada por destinos, novas culturas, idiomas, etc, não é exagero não.
Então, começar o blog foi como um hobby. Um espaço onde eu poderia escrever sobre o que quisesse, e, com sorte, aquele conteúdo ajudaria alguém a pensar sobre um assunto, resolver uma questão, ter um insight, enfim, era a minha contribuição para termos um turismo mais profissa!
À medida que estudava e compartilhava conteúdo sobre o mundo digital no turismo, começaram a surgir os trabalhos nessa área. Cursos, consultorias, palestras, oficinas, parcerias, etc… Nem sempre foi fácil. A vida foi ficando corrida, e precisava achar tempo para escrever, escolher foto, divulgar, etc. Se eu pensar quanto tempo investi no blog nesses 10 anos, com certeza vou me surpreender. Se eu pensar quanto tempo deveria ter investido, a conta não vai fechar. Ou seja, foi bastante tempo, mas sempre vou achar que poderia ter me dedicado um pouquinho mais.
Nunca vou me arrepender. Foi uma das coisas mais prazerosas que eu fiz na minha carreira inteira! Eu adoro estudar, escrever, conhecer as novidades do turismo e para que serviria tudo isso se não fosse para dividir? Outro dia ouvi uma frase de um colega da Invat-tur que fez todo sentido para mim: “O que não se compartilha não existe”.
Além da paixão pelo universo das viagens, tem outras duas coisas que adoro. A primeira é que eu sempre gostei de aconselhar, mostrar caminhos. Era assim com os clientes da agência (tive agência de viagens em SP nos anos 90), com meus orientados do curso de turismo, com os empresários e profissionais nas consultorias, cursos e palestras. Então, escrever artigos ou eBooks para melhorar uma empresa, uma marca, ou a vida de alguém, sempre fez parte do meu propósito.
Consegue imaginar a minha alegria quando saio de uma palestra que as pessoas vêm me contar: nossa, “Marta, tive vários insights para minha empresa!”
A outra coisa é que amo estudar. Eu gosto de ficar de olho no que vem por aí, estudar as tendências, etc, é da minha natureza. Não tem jeito! Estudo todo dia, preciso saber o que está acontecendo no turismo global, as novidades, as inovações, etc. É uma espécie de FOMO (fear of missing out) do turismo. Imagina se o turismo muda e eu não estou acompanhando? Nunca!
Às vezes eu queria ter mais tempo para me dedicar ao blog. Ele está precisando de uma atualização, de um banho de loja, e não consigo parar para planejar isso.
Mas é o que temos para hoje, certo? E, ao olhar para trás, e pensar como essa simples ferramenta foi transformadora na minha carreira, só tenho a agradecer. Primeiro, aos 9 mil leitores inscritos no blog. Sou muito grata às pessoas com as quais tive oportunidade de trabalhar e que de alguma forma nos conhecemos através de algum material que criei. Aos clientes que me descobriram enquanto buscavam algum assunto específico no internet e aos 16 mil de seguidores nas redes sociais. A todos os parceiros que cruzaram meu caminho por conta do blog! Valeu!
Posso dizer que o Agente no Turismo foi um divisor de águas na minha carreira. Me trouxe independência, difundiu meu trabalho, me ajudou a conhecer pessoas e empresas maravilhosas.
Então, para mim, o Agente no Turismo é como um “filho”, um projeto que nasceu em meio a outros e que adoro carregar e espero cuidar por muito tempo.
Até agora, essa “criança” me trouxe alegrias, amigos, parceiros e muitas oportunidades. Espero que ele continue crescendo e amadurecendo, acompanhando os novos tempos e todas essas mudanças do turismo que estamos vivendo.
Super obrigada pela tua companhia até aqui! Fica comigo porque o nosso próximo destino vai ser lindo!
Tim tim! Saúde! Viva!
Abraços do coração
Marta
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.