Você já deve ter ouvido falar de Destino Turístico Inteligente, que é a metodologia desenvolvida na Espanha há alguns anos, para planejar e gerenciar os destinos turísticos na era digital. Recentemente, esse assunto ganhou ainda mais relevância, pois o Ministério do Turismo começa a implementar essa metodologia em dez destinos piloto no Brasil.

O novo perfil de viajante 4.0 e as novas necessidades da sociedade são as principais razões da transformação dos destinos. Mas o que são e como funcionam os Destinos Turísticos Inteligentes?

O que é um Destino Turístico Inteligente?

O conceito de Destino Turístico Inteligente foi criado pela Segittur – Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, como derivação do conceito de Cidade Inteligente. A Segittur define como:

“Destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado a partir de uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garanta o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e melhora a qualidade de sua experiência no destino.” (SEGITTUR, 2015)

Essa metodologia se baseia em cinco pilares estratégicos – governança, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade e inovação. Consiste, principalmente, em definir estratégias para: valorizar o destino, mediante melhor aproveitamento dos atrativos naturais e culturais; criar recursos, atividades e equipamentos inovadores; melhorar os processos de produção e distribuição; e fomentar a sustentabilidade nas esferas ambiental, social e econômica.

 

Por que trabalhar com Destino Turístico Inteligente?

A primeira razão para apostar no desenvolvimento de um DTI é acompanhar o movimento global. À medida que destinos turísticos maduros usam inteligência no planejamento, tomada de decisão e ações, naturalmente tornam-se mais competitivos.

Outro motivo é que os destinos inteligentes têm mais apelo para atrair, satisfazer e encantar o turista contemporâneo, pois oferecem produtos e serviços inovadores, são mais eficientes na comunicação digital e promovem sustentabilidade.

Além disso, empresas turísticas instaladas nos destinos inteligentes ganham visibilidade e competitividade. Afinal, o objetivo final do Destino Turístico Inteligentes é desenvolver o setor turístico por meio da inovação e tecnologia.

Leia também o artigo Destinos Turísticos Inteligentes: o que você tem a ver com isso?

 

Como começar?

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Longe de esgotar o assunto, o objetivo é começar uma reflexão para embarcarmos nessa nova era e tornar nossos destinos mais inteligentes.

Vamos juntos?