Sempre digo nos cursos, palestras e consultorias que o Instagram é a rede perfeita para vender viagens. Ela é focada no apelo visual e tudo que precisamos para vender destinos, passeios, hospedagem, refeições, drinks e principalmente EXPERIÊNCIAS, é de boa estratégia de conteúdo.
E como usar estratégias de conteúdo no Instagram para vender viagens?
É simples, vamos aos 6 principais pontos:
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Defina o perfil do público que quer atrair
Normalmente, essa é a principal dificuldade dos empresários de agências, hotéis, pousadas e restaurantes. As agências costumam dizer “clientes de lazer” e os hotéis “famílias”, por exemplo. Mas é fundamental afunilar esse perfil, detalhar comportamentos, interesses, gostos e principalmente as “dores”. No marketing digital chamamos de dores os problemas e as dificuldades dos nossos clientes, e que podemos solucionar. Por exemplo: uma dor comum nas famílias hoje é a falta de tempo para conviver com os filhos. Assim, eu posso criar conteúdos para “solucionar” esse problema, mostrando que no meu hotel ou no meu pacote os pais terão bastante tempo e atividades com os filhos. Deu para entender?
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Faça o calendário de conteúdos
Definido o público que você quer atrair, seus interesses e dificuldades, crie um calendário de conteúdos. Trata-se de uma planilha, simples, onde você vai programar todas as postagens do mês. Se sua frequência de postagem é 4 vezes por semana, crie conteúdos para os 16 posts do mês.
Quando temos a visão geral dos assuntos, enxergamos se está repetitivo, ou se os posts se complementam.
A grande dificuldade das empresas é saber o que postar. E quando não paramos para planejar, acabamos postando qualquer conteúdo, só para cumprir tabela. E aí, muita gente me pergunta: por que meu Instagram não dá resultados?
Lembre-se: o Instagram é ÓTIMO para vender viagens. Então, se o seu perfil não gera resultados, ele precisa de uma análise urgente.
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Dedique tempo à criação de conteúdo
Também sempre me perguntam, o que é mais importante em relação ao conteúdo: qualidade ou quantidade? E eu digo: os dois!
Se você quer usar o Instagram para vender viagens precisa dedicar tempo para criar conteúdos interessantes e principalmente atraentes, bonitos!
Por que influenciador digital faz tanto sucesso? Um dos motivos é que eles sabem trabalhar os conteúdos de forma a agradar sua audiência. E para isso, é necessário dedicar tempo!
Um bom conteúdo tem os seguintes elementos: foto maravilhosa, assunto interessante, legenda bacana e # corretas.
O feed tem que funcionar como uma vitrine. A gente baba em alguns pratos ou drinks, a gente pensa “quero ir para esse lugar”, quando se dá de cara com um paraíso, ou ainda “quero dormir nessa suíte”. As fotos têm que despertar esse efeito nos seus leads. Os textos reforçam o porquê experimentar, descobrir, enfim, comprar. E as # ajudam o seu post ser encontrado pela pessoa com interesse no assunto.
Gere conversas, pergunte, responda, comente…. Quanto mais interação com os seguidores, maior a visibilidade das suas postagens dentro do Instagram.
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Explore os stories
Todo mundo sabe que os Stories fazem o maior sucesso. Geralmente, há mais visualizações nos stories do que no feed.
E como explorar os stories do Instagram para vender mais viagens?
Primeiro, compartilhando conteúdos bacanas com a sua audiência, principalmente o que está acontecendo hoje/agora. Nos stories podemos postar os bastidores da empresa, novidades do dia, visita de cliente especial, produto sendo preparado para consumo, etc.
Até pouco tempo, não precisávamos nos preocupar muito com a apresentação dos stories. Mas acho muito bacana os perfis que usam aplicativos como o Canva, para fazer stories bonitinhos, que depois viram destaques no seu perfil.
Outra estratégia legal é pedir para o seu seguidor fazer perguntas. Aí você responde, tira as dúvidas e se engaja muito com a sua audiência.
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Faça destaques
Se você quer usar o Instagram para vender viagens precisa caprichar nos destaques. O que é importante divulgar? Determinados destinos, pacotes, serviços? Ou no caso de hotéis, suas suítes, área de lazer, estrutura para eventos?
Liste os principais aspectos que sua empresa precisa ressaltar e faça destaques específicos, como se fosse um cardápio de restaurante. As pessoas estão cada vez mais impacientes e querem bater os olhos nos perfis e decidir rapidamente se elas se conectam com a sua proposta ou não. Ou seja, esse hotel é para mim ou não?
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Puxe o seguidor para o business
O Instagram é o canal que usamos para “pescar”. A gente lança uma isca, mirando num determinado tipo de peixe, e quando ele morde a gente puxa… Na sua empresa, você puxa para conversar. Não adianta nada ter um milhão de curtidas se o cliente não tomar nenhuma ação ou se você não chamá-lo para uma conversa.
As vendas são resultados de “boas conversas”, bons relacionamentos nas redes sociais. É fundamental que você tenha uma estratégia de comercialização alinhada à sua estratégia de marketing. Ninguém entra no Instagram para fazer compras, mas diariamente milhares de pessoas compram a partir do Instagram. Ok?
Então, capricha! Capricha muito no seu Insta! Quero ver seu perfil bombar! Quero muito que você, meu leitor, venda bastante!
E depois me conta, essas dicas foram úteis?
P.S. Me segue lá no Insta também, dou bastante dicas por lá. É só clicar aqui
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