O Instagram lançou há alguns dias um novo recurso, o IGTV. A tv do Instagram. É uma aposta dessa rede social para pegar sua fatia no mercado dos vídeos, que é o formato de conteúdo mais acessado, apreciado e compartilhado pelos usários das mídias sociais. E quando o assunto é turismo, os vídeos são os principais aliados nas estratégias de marketing digital.
Já existe o YouTube e o Facebook explorando os vídeos, a novidade do Instagram é poder publicar vídeos verticais e mais longos. Até então, as marcas e usuários podiam postar vídeos no stories ou no feed, com duração de até 60 segundos.
A aposta do Instagram é justamente nos vídeos longos (de até 1 hora) e verticais. Com o IGTV, Zuckerberg investe pesado na concorrência, mas o aplicativo tem alguns recursos diferentes e promete pegar.
E como usar o IGTV para promover viagens?
1) O que é o IGTV?
O IGTV é mais parecido com um canal de conteúdo dentro do Instagram. Na parte superior do aplicativo aparece o ícone do IGTV (uma televisão) onde entram os vídeos mais longos. Assim, o Instagram agora oferece 3 possibilidades para publicar vídeos: stories, feed e IGTV.
2) Como utilizar o IGVT?
A primeira coisa a fazer é baixar o aplicativo para iOS ou Android e criar seu canal, mais ou menos como o YouTube. Você pode subir vídeos verticais com duração de 15 segundos a 10 minutos.
Apesar da concorrência direta com o YouTube, os conteúdos no IGTV devem ser diferenciados. o Youtube é muito utilizado para buscas do tipo “como fazer xxx?”, por exemplo.
3) Vale a pena usar o IGTV para divulgar produtos turísticos?
Vamos ter que acompanhar, mas pelos vídeos que assisti parece que o IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo em vídeo, mais adaptada ao mobile. O bacana é que o usuário permanece na rede social.
O IGTV pode ser usado para atrair mais audiência, mais produtores de conteúdo e também mais publicidade.Mas o desafio para as marcas do setor de turismo é ainda maior: criar conteúdo relevante e diferenciado. Isso quer dizer que fazer vídeo fica cada vez mais necessário para as marcas que desejam se fortalecer e o conteúdo é rei!
4) Como começar?
A principal dica é ter uma estratégia de conteúdo bem definida e aprender a explorar bem esse recurso. Você pode criar seu canal enquanto define a pauta de conteúdos e experimentar aos poucos.
Você deve fazer os vídeos na vertical, com o seu celular e postar no seu canal. O título tem que chamar a atenção das pessoas, principalmente de quem ainda não é seu seguidor.
Coloque o link do vídeo no stories e divulgue o seu canal! Bom trabalho!
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