Há pelo menos uns 15 anos escuto que as agências de viagens vão desaparecer, em função das OTAs (online travel agencies) e da venda direta de serviços turísticos aos viajantes. Eu sempre achei e continuo acreditando que sempre haverá espaço para agências de viagens e profissionais que agregam valor, que são especializados e que têm muita influência no sucesso (ou não) nas viagens de seus clientes.
Nos Estados Unidos, as agências de viagens online continuam em franco crescimento, enquanto que as offline se mantém estáveis. Porém, alguns dados surpreendem. E como geralmente o que acontece na terra do Tio Sam, acaba sendo visto por aqui algum tempo depois, vou compartilhar com você onde os agentes de viagens ainda dominam o mercado.
A PhocusWright, reconhecida empresa de pesquisa no setor de turismo online, publicou recentemente um artigo com dados da distribuição de viagens nos EUA. Observa-se que mesmo com o crescimento das OTA e dos sites de fornecedores de serviços turísticos, as agências de viagens ainda reinam no mercado.
Em 2017, 52% dos viajantes americanos fizeram uma reserva onffline, através de agências de viagens corporativas, conhecidas como TMCs (Travel Management Company) por telefone ou presencialmente.
Sabemos que esse percentual vem diminuindo a cada ano, mas em alguns segmentos os canais tradicionais são a maioria e ainda o canal dominante.
Os agentes de viagens tradicionais podem ter perdido a batalha em aéreo e hotelaria, mas ainda dominam a venda dos cruzeiros e pacotes. As vendas de pacotes e excursões feitas pelos agentes tradicionais subiram 4% em 2017 e representam 68% do total das vendas.
Os resultados dos cruzeiros vendidos nos canais tradicionais foram ainda melhores, aumentando em 5% em 2017, em comparação com o ano anterior. Apesar das tentativas das OTAs de venderem cruzeiros, 2/3 das vendas continuam vindo das agências de viagens tradicionais e não se espera nenhuma mudança significativa até 2021.
O artigo também destaca que as agências de viagens americanas estão apostando em dois segmentos: viagens “solo” e produtos complexos. Isto reflete a busca de assessoria para viagens mais “sofisticadas”.
A PhocusWright estima que em 2021 a somatória das vendas de pacotes de viagens e cruzeiros nos canais tradicionais chegará a 69%. Uma ótima notícia para os setor de agenciamento turístico, que está cada vez mais pressionado pelas novas tecnologias.
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