Tudo! Se você trabalha no setor de turismo, tem tudo a ver com isso. O projeto Destino Turístico Inteligente foi criado na Espanha com objetivo de melhorar o posicionamento do país como destino turístico global. E qual destino ou empresa de turismo não gostaria de ser tornar “mais inteligente”, inovador, ágil e requisitado pelos viajantes conectados?

Sei que no Brasil temos alguns gargalos que deveriam ser resolvidos com prioridade, mas por outro lado temos diversas empresas e destinos turísticos que já são muito competitivos em nível internacional e estão suficientemente preparados para abraçar esse conceito inovador. Mas vamos por partes.

 O que é um destino turístico inteligente?

É um destino turístico inovador, consolidado, que utiliza infraestrutura tecnológica de ponta, facilitando a interação do visitante com empresas locais, otimizando a qualidade da sua experiência de viagem, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável do território turístico e melhora a qualidade de vida do residente (Seggitur – Sociedade Estatal para a Gestão da Inovação e das Tecnologias Turísticas da Espanha).

Turismo Inteligente

O  conceito de destino turístico inteligente deriva de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, e vai além do uso intensivo da tecnologia. Na Espanha, vários destinos vem trabalhando com essa metodologia, e tendo muito êxito.

Aqui no Brasil, o Sebrae vem desenvolvendo o projeto Destinos Turísticos Inteligentes, em diversos estados (infelizmente turismo não é relevante para o Sebrae SP).  Para o Sebrae, o destino turístico inteligente se baseia em quatro pilares: tecnologia, governança, sustentabilidade e experiência turística. Leia mais sobre turismo de experiência aqui.

Particularmente, considero extremamente relevantes o uso da tecnologia para aprimorar as experiências e os serviços turísticos e gerar novos negócios e também a  geração de novos negócios tecnológicos voltados ao turismo. Trata-se, portanto, de ir muito além de ter site, redes sociais e fazer atendimento ao cliente via WhatsApp.

 Destino turístico inteligente: o que você tem a ver com isso?

Independente de trabalhar em agência de viagens, hotel, restaurante, eventos, receptivo, transporte, etc, sua marca precisa ter bom posicionamento online, ser inovadora e oferecer experiência de qualidade aos seus clientes e potenciais clientes.

Como falei em diversos posts e palestras, a jornada de compra do viajante 4.0 tem mudado com frequência, e todas as etapas passam pela internet. Desde a fases da Inspiração (busca do destino de férias, atividades etc.), pesquisa (de voos, hospedagem, atrativos, etc.), planejamento (é a fase da reserva e compra efetiva), viagem (consumo) até a volta pra casa, quando ele continua postando conteúdos e compartilhando opinião sobre os destinos e os serviços experimentados.

Além disso, esse viajante está acostumado com Uber, Airbnb, Google Trips, Ota´s, além de Waze, Netflix, Ifood, etc. Para esse consumidor, uma empresa que não existe no mundo digital não pode existir no mundo real.

Portanto, entender esse novo conceito de Destino Turístico Inteligente e se apropriar das ferramentas digitais que estão disponíveis é fundamental para qualquer empresa do setor.

Como sua empresa pode ficar mais inteligente?

No ano passado trabalhei com consultoria de Turismo Inteligentes em três destinos diferentes. As empresas que receberam consultoria estavam em níveis bem diferentes, mas sempre há espaço para trabalhar com os seguintes aspectos:

– Posicionamento online da marca – como sua empresa é vista e como é encontrada – posição nas buscas do Google, atualização do site, perfomance nas redes sociais e atendimento online, tempo de resposta.  Veja como neste artigo aqui. 

– Gestão da reputação online – o que os clientes falam da sua empresa nas redes sociais, Google, TripAdvisor, Booking.com e etc.

– Uso da tecnologia para aprimoramento de produtos e processos – isso vale para empresas de hospedagem, agências de viagens, restaurantes, bares, receptivos, etc. Podem ser explorados óculos de realidade virtual, vídeos online, softwares de gestão da empresa e de marketing digital, dentre outras milhares de ferramentas. Confira alguns exemplos de inovação aqui.

É um trabalho constante, mas a inovação deve ser um processo constante em qualquer empresa. Precisamos de energia e dedicação. E se você acha que sua empresa não precisa de nada disso, algo bem grave pode estar acontecendo por aí..

Vamos deixar o nosso turismo mais inteligente?