Toda vez que ouvia falar da Noruega, me vinham à mente imagens maravilhosas dos fiordes e da natureza exuberante desse país, que desde os 11 anos eu sonhava em conhecer. E a minha primeira viagem à Noruega aconteceu em pleno inverno, com cenário bem diferente do que eu sempre havia imaginado. Fiquei mais que surpreendida, fiquei maravilhada com esse país tão acolhedor, lindo e organizado.
Até então, minhas referências da Noruega eram, além dos fiordes, os livros do Jo Nesbø, as músicas do Kings of Convenience e a série Nobel, do Netflix. E todas as matérias de revistas e artigos de blogs de viagens que eu havia lido, sempre enfatizavam a primavera e verão como melhor época para se visitar e, claro, os roteiros pelos fiordes.
É difícil encontrar informações para quem deseja viajar à Noruega no inverno, uma pena, já que a neve deixa tudo lindo e charmoso. Algumas atrações da Noruega realmente ficam limitadas às estações quentes, mas muita coisa bacana só pode ser vivenciada no frio.
Então, aqui vão os 10 principais motivos para visitar (ou vender a Noruega) em pleno inverno:
#1 – Admirar a paisagem
O portão de entrada é Oslo, capital e principal cidade do país. Uma mistura refinada de prédios e casarões antigos, com bairros novos e edifícios super modernos. A cidade é elegante, cheia de praças e parques, e cercada por essa natureza privilegiada.
Tenho que ver Oslo no verão para tirar a prova, mas é difícil imaginar que possa ser ainda mais bonita que no inverno. Visitar os parques da cidade ou mesmo andar pelas ruas de ônibus e trikk (bonde), é se maravilhar com a paisagem desta cidade tão linda, que fica toda branquinha no inverno. E se você sentir frio ao andar pelas ruas, é só escolher um dos milhares cafés da cidade (eles adoram os cafés) e se esquentar.
#2 – Curtir a neve como os noruegueses
O segundo motivo é poder se aventurar nos esportes de neve. Existem várias opções de atividades e você vai achar a sua preferida . Os noruegueses amam ficar em contato com a natureza e se quiser vê-los em peso é só pegar o metrô de superfície que vai até a estação de esqui (Oslo VinterPark), que fica a uns 20 minutos do centro. Famílias (inclusive com crianças pequenas), senhorinhas, adolescentes, casais, enfim, todo mundo sai para aproveitar a neve. É super comum ver as pessoas carregando seus esquis no ônibus ou no metrô, preparadas para subir a montanha sempre que sobra um tempinho.
Também há muita gente que pratica o cross country ski, snowboard, patinação no gelo e trenó. Ou seja, se você já esquia, ótimo. Pode escolher a modalidade e aproveitar. Se não, pode fazer aulas e experimentar, ou fazer um passeio de trenó. É bem divertido e tranquilo, e uma ótima opção para curtir em família.
A grande vantagem de curtir a neve em Oslo é que você está ao lado da estação de esqui, mas numa metrópole super bacana, com diversas atrações e atividades interessantes. Portanto, enquanto uns esquiam, outros podem curtir museus, parques e compras.
Aproveite também para conhecer Holmenkollen, que conta com torre e museu do ski. Ali esquiadores profissionais “voam” cerca de 180m. E você terá uma linda vista da cidade.
# 3 – Visitar os museus
Os museus são ótimos e o meu preferido foi National Gallery (que tem entrada grátis às 5as feiras). Foi bem interessante conhecer a arte norueguesa, especialmente os quadros do Munch. Mas também vale muito a pena visitar o Fram Museum, o Nobel, que conta a história do prêmio nobel da paz, o Museu da Cidade (que fica no Vigeland Park), o Museu do Navio Viking e Oslo City Hall (a prefeitura municipal).
Vale também conhecer (por fora) o Palácio Real, que é discreto e elegante como o povo norueguês.
# 4 – Conhecer a história e cultura norueguesas no Norsk Folkemuseum
Este é um dos mais antigos e maiores museus ao ar livre do mundo, com 155 casas tradicionais de todas as partes da Noruega e uma igreja do ano 1200. No dia que visitamos, nevava um pouco e deu para sentir bem como era a vida por lá antigamente. Você anda pelas ruazinhas e se depara com pessoas usando trajes típicos, assiste a apresentações de danças folclóricas e ainda degusta uma espécie de panqueca que eles costumavam servir em datas especiais. Vale muito a pena!
#5 – Caminhar nos parques incríveis
Ekebergparken Sculpture Park e Vigeland Sculpture Park são fantásticos e os moradores de Oslo aproveitam esses espaços durante o ano todo. No inverno, passeiam, caminham e as crianças deslizam com trenó na neve. No verão, fazem picnic, curtem o sol, namoram, etc.
As esculturas em ambos os parques são verdadeiras obras de arte e já valem o passeio. O Vigeland fica num bairro bacana (Frogner) e além das esculturas e alamedas, oferece um museu que conta a história da cidade. Ainda, oferece pista de patinação no gelo, que funciona até à 21 horas.
Já o Parque Ekebergparken fica um pouco mais afastado, mas conta com visita guiada e um restaurante que oferece uma vista incrível da cidade.
# 6 – Explorar Aker Brygge e arredores
Difícil não adorar a região de Aker Brygge, que é uma área portuária totalmente repaginada, com prédios modernos, bares, cafés, restaurantes e o museu de arte moderna Astrup Fearnley.
Bem pertinho também fica a Fortaleza de Oslo, conhecida como Akershus Fortress (se você assistiu a série Nobel vai reconhecer este local). Trata-se de um castelo medieval do século XIII, construído em localizado estratégica para proteger a cidade. O rei Christian IV modernizou o castelo no século XVI e o converteu na residência real. A fortaleza é linda e mesmo debaixo de neve é muito gostoso passear caminhar por ali.
# 7 – Conhecer a Ópera e os prédios super modernos do Bar Code
Próximo ao centro fica um dos principais “cartões postais” de Oslo, que é a Opera House. A arquitetura e o design interno desse prédio são incríveis. E se você gosta de arquitetura vai adorar conhecer também o Bar Code, que é um bairro novo, com prédios ultra modernos, que lembram o código de barras.
#8 – Explorar Grünerløkka
Este antigo bairro judeu é a região mais trendy de Oslo, com pracinhas charmosas, bares e restaurantes descolados, lojas transadas, enfim, local perfeito para curtir as novidades de Oslo.
Não deixe de visitar Mathallen Oslo, uma espécie de playground para adultos, com empório, lojas de ingredientes e restaurantes especializados, cervejaria, bares e etc. Esse centro gourmet foi construído numa antiga fábrica e é bem moderno e descolado.
#9 – Curtir a cidade sem muvuca
Considero esta uma grande vantagem de visitar a Noruega no inverno: não há muitos turistas. Não pegamos fila em nenhuma atração, museu, restaurante, nada…. Ao contrário, nos museus, parques e principalmente na estação de esqui, há muitos noruegueses desfrutando as atrações de Oslo.
# 10 – Ver a aurora boreal em Tromsø
Tromsø fica no norte da Noruega e é um dos principais pontos para ver a aurora boreal. Infelizmente não tivemos tempo para embarcar nessa aventura, mas todos falam maravilhas dessa experiência. Diversas empresas oferecem pacotes (e roupas especiais) para lá. Vale a pena planejar e incluir na programação.
Realmente Oslo é incrível e deve ser visitada também no inverno. Mas, para curtir de verdade você precisa prestar atenção nessas 3 dicas básicas:
1ª – Esteja preparado para o frio e isto significa ter roupas e sapatos adequados para temperaturas que podem chegar a -15 C. Isto é fundamental para curtir a Noruega no inverno e caso não tenha,e você pode comprar em Oslo mesmo. Se esse cuidado qualquer programa pode se tornar um castigo.
2ª – Táxis são caros e não existe Uber. Então, é fundamental decifrar como funciona o transporte público, que é super eficiente e prático E isso a partir do momento que chega em Oslo, já que para ir do aeroporto ao centro você pega um trem ótimo, de cerca de 20 minutos. Há opção de comprar passe de uma semana válido para todos os tipos de transporte (ônibus, metrô, trem, trikk e barco).
3º – Oslo Pass – este passe pode ser comprado para 24 ou 48 hs. Ele oferece gratuidade no transporte público e nas principais atrações da cidade, além de descontos em bares e restaurantes. Você pode comprar online e baixar o app para utilizá-lo. Mais informações aqui.
Agora é voltar no verão, desbravar os fiordes e ver o outro lado desse país incrível. Noruega, me aguarde!
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.