Tive a honra de participar novamente do Expo Fórum Digitalks, principal evento de Marketing Digital do Brasil. É realmente um privilégio aprender tantas coisas em dois dias de evento, conhecer profissionais renomados e escutar os especialistas que estão antenados com as tendências globais do marketing digital. Aqui vão as tendências de marketing digital que se adequam melhor ao setor de turismo.

Marketing Digital para Turismo: o que fazer?

#1 – Crie a intenção de compra do seu potencial cliente

Hoje umagrande parte dos consumidores descobre novos produtos (lê-se novos destinos, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, roteiros, etc) nas redes sociais (principalmente Facebook e Instagram), pelo mobile. Nem há necessidade de mencionar a importância do site responsivo, não é?

 

# 2 – Entenda que redes sociais é sobre pessoas e não sobre pixels

Para ter resultado de fato nas redes sociais é fundamental entender o que engaja e o que move as pessoas. Sem conhecer muito bem a sua persona, nenhuma estratégia de marketing digital trará resultados.

# 3 – Aproveite o poder do vídeo

As pessoas gastam 5 vezes mais tempo assistindo a vídeos no Facebook e Insta do que conteúdos estáticos. Cerca de 75% de todo conteúdo mobile em 2020 será em vídeo. Segundo dados do próprio Facebook, diariamente são consumidas 100 milhões de horas nesta rede social.

Duas grandes dicas: usar vídeo na construção vertical, porque é mais fácil de ser consumido e tentar captar a atenção no primeiros 2 segundos  para chamar atenção do internauta – dicas: sem áudio, explorar o visual

Os vídeos podem ser usados para: reconhecimento e construção da marca, gerar demanda, gerar leads e gerar negócios. Portanto, podem ser explorados em todas as etapas de compra do viajante.

#4 – Note que a jornada do consumidor está cada vez mais complexa, em função dos micromomentos. O viajante percorre caminho que não é linear, ou seja, ele pesquisa do desktop do trabalho, continua do celular na espera do elevador, depois pega o tablet e por aí vai. Além das multi telas, ele também explora diversos canais da mesma marca: site, blog, redes sociais, vídeos, etc. Existem muitos pontos de contato com a marca e a conversão acontece em algum deles, em qualquer momento. (Olha aí a importância da sua marca estar em vários canais).

#5 – Entenda que o mobile se tornou uma necessidade pessoal  e a diretora da ComScore mostrou estudo publicado pela empresa recentemente, apontando que  as principais necessidades do consumidor, de acordo com a pirâmide de Maslow (fisiológicas, segurança, social e amor, estima e respeito, autorealização ) podem ser satisfeitas via mobile. Portanto, cada vez mais aplicativos com segurança e conforto nas transações impulsionam consumo de viagens pelo mobile .

#6 – A transformação digital da empresa deveria ter sido feita nos anos 90, agora é hora de transformar o modelo de negócios. A afirmação é de Karina Israel, que falou sobre Phigital: quando o mundo físico e o digital estão conectados com foco na experiência do consumidor. Ela também citou exemplos de grandes marcas como Amazon, que saíram do digital para construir lojas físicas. Normalmente, esta estratégia está ligada à necessidade de proporcionar experiências aos consumidores. Esta também foi a estratégia adotada pelo Hotel Urbano, há alguns anos atrás.

Além das palestras, o evento também conta com stand de expositores, espaço para mentoria e muito networking. Foi muito bom, e como era esperado, de grande aprendizado. Em 2018 tem mais!