O universo do turismo está em constante transformação e acompanhar as mudanças do mundo online e as tendências de mercado, é fundamental para colocarmos nossa empresa no rumo certo. Assim, é essencial conhecer as tendências das mídias sociais para turismo, a fim de otimizar os recursos e obter os resultados esperados.

As principais tendências das mídias sociais para turismo

Crescimento dos vídeos online

Os conteúdos de vídeos online assumem papel cada vez mais importante nas mídias sociais. Isto ocorre porque o vídeo tem formato dinâmico, amigável e muito eficaz na comunicação das marcas com o público, principalmente com os millennials.

Além disso, os vídeos ao vivo no Facebook (Facebook Live), Instagram e Twitter (Periscope) são muito populares e atraem atenção dos usuários das mídias sociais. O Facebook Live é o mais importante canal para transmissão ao vivo e ainda a Fan Page ganha relevância na rede social, com maior alcance entre os curtidores.

Particularmente para o setor de turismo, os vídeos conseguem retratar, em questões de segundos, o mesmo conteúdo escrito em folheto de 2 ou 3 páginas. Explore vídeos dos destinos que sua empresa comercializa, mostre os bastidores da sua empresa, faça tutoriais respondendo perguntas ou ensinando como tirar visto indiano, como arrumar a mala para destino de neve, viajar com pets, etc.

O sucesso dos aplicativos de mensagens

No mundo todo, os aplicativos de mensagens são usados por mais de 4 bilhões de pessoas diariamente. Aqui no Brasil o WhatsApp segue reinando, mas há também o Facebook Messenger, WeChat, Viber e muitos outros.

Diversas marcas estão utilizando os apps de mensagens para se comunicarem de um jeito individual com os clientes. Por meio deles, clientes são atendidos com rapidez e facilidade e  sem ter que ficar na fila do atendimento telefônico ou aguardar resposta de um e-mail.

Esses aplicativos têm conquistado o público que busca conexão instantânea com as empresas e devem ser explorados pelas agências de viagens, hotéis, pousadas, restaurantes, etc.

A realidade virtual fomenta o turismo de experiência

Aos poucos essa tendência vem se tornando realidade. A realidade virtual é relativamente nova em termos de marketing turístico, mas se tornará mais popular com o tempo. Ela é perfeita para dar uma espécie de “amostra grátis” do destino e das experiências turísticas que estão disponíveis. O viajante consegue “sentir” o que vai vivenciar e esta emoção é fundamental para incentivar a compra. Ele pode escolher, por exemplo, entre um voo de helicóptero nos Alpes, um passeio de barco nas geleiras do Alasca ou uma caminhada na selva Amazônica.

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Instagram ganha (muita) força com stories

Desde que disponibilizou o recurso de histórias, o Instagram tem conquistado mais  usuários, principalmente do Snapchat, rede social que também oferecia esta facilidade.

As empresas podem compartilhar as histórias (fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas) e ainda podem optar se desejam publicá-las no seu perfil.

Algumas empresas do turismo que atendo nas consultorias acabam tendo mais visibilidade nas publicações do stories do que num post normal. Por quê? Simplesmente porque as pessoas gostam de saber o que está rolando no momento, sem muita produção. Costumo dizer que os usuários das redes sociais, principalmente do Instagram, estão em busca de “vida real”. Concorda?

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A publicidade mobile fica mais competitiva

Cerca de 80% da receita do Facebook é gerada pelos anúncios nos dispositivos móveis. Parte do sucesso é explicado pelo hábito dos usuários das redes sociais, que acessam via mobile. Porém, pesquisas mostram que 56% dos consumidores usam as mídias sociais para ficarem informados sobre a venda dos produtos, além de conhecer lançamentos, promoções e tendências de consumo. Isto significa que há muitos consumidores que usam as redes sociais para procurar e comprar algum produto e, portanto, a publicidade tende a ficar mais competitiva.

Quer saber mais sobre as tendências de mídias sociais para turismo e quais os próximos passos para os gestores das empresas?

A única certeza que temos é que as mídias sociais estão em constante transformação e acompanhar as mudanças de perto e se preparar para o futuro é a melhor saída!

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